Conhecido como British Countryside, o estilo vitoriano tradicional mescla elementos contemporâneos com peças antigas e objetos que despertam memórias afetivas. A tendência reflete o desejo por um ambiente mais aconchegante e pela valorização do passado. Inspirado na realeza, o estilo inglês combina diferentes estampas, texturas e detalhes clássicos, variando de adornos com referências à Inglaterra a peças atemporais.
“Essa decoração de interiores resgata o estilo de vida britânico, transmitindo uma sensação acolhedora e charmosa, que remete à tranquilidade do campo e à tradição inglesa. A tendência também incorpora elementos vintage e naturais”, detalha Fabio Lima, coordenador de produto da GT Building, incorporadora de SC.
Cristaleiras repletas de antiguidades vitorianas, poltronas suntuosas, louças de porcelana e lareiras abertas com relógios mantel reforçam o aspecto elegante e nostálgico da decoração. Tapetes estampados, baús de madeira e a tonalidade burgundy (vermelho fechado) também estão entre os elementos característicos do estilo. “Sugiro explorar peças que contem uma história e tragam ao ambiente um ar nostálgico”, complementa.
O estilo inglês é maximalista. Sua paleta cromática prioriza verde, vermelho, rosa, bege e cinza, cores inspiradas em paisagens naturais, como jardins ingleses e colinas verdejantes.
Outro aspecto chave dessa estética é a iluminação sutil e indireta, com o uso de velas e candelabros. “A luz natural também é bem-vinda, mas suavizada por cortinas pesadas e volumosas, confeccionadas em tecidos nobres como cetim, veludo, seda ou chenille”, explica Fabio Lima.