Mercado Imobiliário

Inteligência artificial pode acelerar 1ª fase da jornada de compra do cliente. Porque você precisa saber disso urgentemente.

Inteligência artificial pode acelerar 1ª fase da jornada de compra do cliente. Porque você precisa saber disso urgentemente.

Não tem mais jeito. O cliente é o dono e o protagonista das atenções e intenções de toda a área comercial. No mercado imobiliário, claro, não é diferente. O comportamento do cliente tem mostrado que adaptações severas na maneira como todos prestam seus serviços serão implementadas mais rápido do que se possa imaginar.

Entender essa mudança e como se adaptar a esse panorama fará a diferença para construtoras, corretores e qualquer pessoa envolvida no departamento de marketing ou de vendas do mercado imobiliário.

Apenas como um resumo bem genérico, vou descrever como a jornada de compra do cliente pode ser separada em três pontos principais.

3 fases da jornada de compra

A fase da pesquisa é aquela em que o cliente está desejoso por informações do produto. Aí entram esclarecimentos sobre as características do produto, tipologia e localização – sempre com a perspectiva de estarem dentro do orçamento previsto, tanto no que diz respeito ao preço quanto à condição de pagamento.

A segunda fase seria a fase da experiência, essa também impactada pela tecnologia. Tour virtuais, imagens 360º, georreferenciamento e tantas outras experiências que buscam enriquecer a expectativa do cliente sem que ele precise sair de casa.

Nessa fase, devo ressaltar, que ainda são necessários alguns avanços, pois o cliente, especialmente aqui no Brasil, é desejoso pelo experimento de ir até o imóvel – mesmo que o panorama pandêmico exija algumas precauções.

A terceira e última é a fase da negociação, onde o cliente já fez sua pesquisa e está vivenciando a visitação. Agora está aberto para fazer uma negociação.

Capacidade de cruzar informações

Na minha visão, a fase da jornada de compra, que será profundamente impactada – e de forma rápida, é a primeira fase, a da pesquisa. Por quê? Porque a máquina, ou seja, a inteligência artificial, consegue cruzar informações sobre as características do produto e aí são vários produtos, várias opções, vários critérios de escolha, tudo muito mais rápido do que uma pessoa faria.

Destaco que o ser humano só consegue fazer a dedução comparativa entre dois casos por vez e a melhor opção imobiliária vencendo, fará equiparação com uma terceira. Seria necessário ao ser humano ter um nível de organização muito alto, levando em consideração todas as características e também o preço do produto.

A inteligência artificial, por sua vez, faz as escolhas necessárias, além da dedução das características, eliminando automaticamente as opções que não se enquadram à pesquisa.

Aponte o atendimento na direção do cliente

Trabalho com mercado imobiliário 4.0 há algum tempo e é muito comum encontrar os leads que fazem as perguntas genéricas a respeito do produto.

Já disse outras vezes aqui no IMVC que os corretores como melhor performance são aqueles que conseguem apontar o atendimento na direção do cliente e não do produto.

Amanhã vou continuar esse assunto, explicando como a inteligência artificial está sendo utilizada para dinamizar o tempo do cliente e como isso impacta a vida profissional do corretor de imóveis.

Estica o braço que é tudo seu, põe na conta do Abreu!

Te espero amanhã para falarmos mais sobre o uso da inteligência artificial no mercado imobiliário 4.0. Estamos também no @ContadoAbreuOficial com informações diárias e atualizadas sobre o segmento imobiliário.

Vamos juntos!

Thiago Abreu