Micro e pequenas empresas foram as campeãs em geração de empregos no Espírito Santo no mês de agosto. Ao todo, foram criadas 2.240 vagas. As informações são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).
De acordo com o levantamento do Sebrae, o setor de serviços foi o que mais cresceu durante o período, com 1.068 foram no setor de serviços, 663 no comércio e 509 na construção.
Os setores foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo de geração de empregos no Espírito Santo durante o período. No mês de agosto, houve uma desaceleração de contratações pelas médias e grandes empresas.
Segundo a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), algumas atividades se sobressaíram na geração de emprego em todo o Espírito Santo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Transporte rodoviário de carga – 184 vagas
Construção de edifícios – 153 vagas
Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas – 135 vagas
Comércio de peças e acessórios para veículos automotores – 85 vagas.
Para a contagem, o Sebrae utilizou dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que considera o saldo de empregos levando em conta contratações e já descontadas as demissões.
Desde o início do ano, o Espírito Santo contratou 31.866, com 21.1012 das contratações em MPEs. Isso representa 66% do total das vagas de emprego criadas.
Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a economia do país está em um período positivo, com muitos consumidores recuperando o poder de compra e com o controle da inflação em andamento.
“Os setores de serviço e comércio estão mais aquecidos, o que tem contribuído diretamente para a geração de empregos”, avalia.
Empregos no Brasil
As MPE não foram responsáveis apenas por alavancar o número de contratados formais no Espírito Santo. As empresas também lideram contratações em todo o país em agosto, sendo responsáveis por 73% das novas vagas de emprego.
Em todo o país, durante o período analisado, foram criadas 220,8 mil novas vagas de trabalho, com 161 mil delas geradas por micro e pequenas empresas.
Durante os meses de janeiro a agosto deste ano, foram geradas 1,4 milhão de vagas de trabalho em todo o país, com micro e pequenas empresas sendo responsáveis por 998 mil delas. Isto representa um total de 71,2% do total.
Leia Também: Rede de supermercados do ES vai abrir mais de mil vagas para inscritos no CadÚnico