O governo federal vai realizar uma nova seleção, com 100 mil unidades habitacionais, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pelo ministro das Cidades, Jader Filho.
O detalhamento da seleção, segundo ele, será feito às 14h desta quarta. Nesse sentido, Jader Filho terá reunião com outros ministérios e com prefeitos que participam do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
“Convido prefeitos e prefeitas que vão, que participem, que acompanhem essa reunião. Lá, vamos dar todas as informações dessa nova seleção do Minha Casa Minha Vida – parte com o Orçamento Geral da União. Além disso, para as outras modalidades, que aconteceram no ano passado, vamos fazer a partir de financiamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)“, disse.
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jader disse que o governo pretende fazer “alterações” no que diz respeito à estratégia envolvendo o FGTS.
Alterações no Minha Casa, Minha Vida
“Vamos conversar com o fundo, vamos levar isso para que possamos fazer algumas alterações no sentido de facilitar o acesso de prefeitos a esses recursos. Que a gente crie novas infraestruturas para a casa das pessoas, seja de água, esgoto e mobilidade, para melhorar a qualidade de vida de quem mora nas cidades”.
Segundo ele, prefeituras com projetos “mais maduros” terão prioridade na nova seleção do Minha Casa, Minha Vida.
“Quem mora de aluguel tem pressa, quem mora em área de risco tem pressa, quem mora nas ruas têm pressa. Por isso, a gente precisa agilizar. Aqueles prefeitos que tiverem projetos mais maduros e aquelas empresas que já tiverem projetos vão passar na frente. Para que virem obra”, acentuou.
Essas 100 mil unidades são uma nova seleção que vamos firmar. Vamos fazer algumas alterações, vamos obviamente melhorar, verificar aquilo que não deu certo, por que algumas obras atrasaram na seleção anterior. Faremos uma atualização nessa seleção, para que a gente possa fazer acontecer de uma maneira mais rápida. Jader Filho, ministro das Cidades
Contenção de encostas e drenagem
Ainda segundo Jader, o governo prepara duas outras seleções: uma para contenção de encostas e outra para drenagem. “Faremos ainda uma seleção, com os governos de estados, na questão da prevenção, naquelas regiões onde a gente tem sofrido tanto com a seca. Uma seleção de abastecimento de água rural”, explicou.