Economia

Ministro Carlos Marun vem ao ES visitar obras do Porto de Capuaba, que só será entregue em março

Obras estavam previstas para serem entregues em dezembro.

Foto: Ana Carolina Monteiro / TV Vitória

Ainda não vai ser dessa vez que o novo cais do Porto de Capuaba, em Vila Velha vai ser inaugurado. O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun (MDB), veio ao Estado para visitar as obras, que só devem entrar em operação em março de 2019.

Em setembro, Marun já tinha vindo ao Espírito Santo e prometido para dezembro a entrega das obras. O investimento em Capuaba é de R$ 500 milhões. Segundo o ministro as obras técnicas já estão entregues e agora será a fase de acertar os detalhes operacionais do novo terminal.

O Cais de Atalaia, em Vila Velha, começou a se construído em 2014 e enfrentou algumas paralisações. Com 270 metros de extensão, a área conta com 19 mil metros quadrados e deverá proporcionar a operação de combustíveis que serão movimentados pelo futuro Terminais de Granéis Líquidos (TGL), que tem licitação prevista para março de 2019.

Com capacidade para receber navios de grande porte e maior carga, a expectativa com a chegada do novo cais é aumentar a competitividade a nível nacional. A movimentação anual de cargas, somente no novo cais, deve aumentar em 10% passando dos atuais 7 milhões de toneladas para quase 8 milhões de toneladas.

Carlos Marun também conheceu as obras da nova portaria de Capuaba. O primeiro gate, como são chamados os portões de acesso, será o primeiro totalmente informatizado entre os demais portos públicos do país. O projeto Cadeia Logística Inteligente faz parte do sistema nacional de organização de acesso dos portos. Além do maior controle de cargas, a obra promete acabar com as filas de caminhões, agilizando operações e reduzindo custos para exportadores capixabas.