Mais um ministro fará visita ao Espírito Santo. Desta vez será o ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, que chega na próxima sexta-feira. Ele vem ao Estado a convite da senadora Rose de Freitas (PMDB).
O objetivo do ministro é discutir o funcionamento dos portos capixabas, acompanhar as obras de derrocagem e dragagem do Porto de Vitória.
Outro assunto que estará em pauta na visita do ministro Edinho Araújo é a alteração da Poligonal de Barra do Riacho, em Aracruz, no Norte do Estado.
O distrito de Barra do Riacho conta com um porto público que abriga terminais privados. De acordo com informações da assessoria da senadora, com a mudança, a iniciativa privada sairá da poligonal, que se trata de uma delimitação de área.
A alteração vai regulamentar a poligonal e permitir a ampliação do terminal privado existente, Portocel (especializado em movimentação de celulose), além da implantação de outros projetos portuários na região.
A assessoria da Secretaria de Portos não informou se o ministro vai anunciar algum investimento no Espírito Santo.
O Plano Nacional de Dragagem foi lançado em 2012 pelo governo federal e integra o Programa de Investimento em Logística. Ele prevê o aprofundamento e posterior manutenção das profundidades nos canais de acesso, bacia e evolução e, também dos berços. Segundo a Secretaria de Portos, são previstos R$ 3,8 bilhões de investimento em dragagem de manutenção nos próximos 10 anos. Mas não há informação se portos do Estado serão beneficiados com tal investimento.