O governador Paulo Hartung (PMDB) entregou uma pauta de reivindicações ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, nesta terça-feira (03). O documento possui oito pontos de reivindicação. A possibilidade de se captar energia eólica e energia solar com a comercialização do excedente, é grande.
Em visita ao Espírito Santo para participar do Vitória Stone Fair, maior evento de pedras ornamentais do Brasil, Eduardo Braga assinalou que o Espírito Santo poderá ter projeto piloto na microgeração de energia limpa. Mas, o ministro frisou a urgência que existe de informar a população sobre o uso consciente da energia.
Ainda durante a visita, Braga não deu garantias de que a construção de uma base da Petrobras de apoio à exploração de petróleo no Estado. A estatal vai lançar a licitação para essa obra ainda no primeiro semestre deste ano, mas o ministro não deu a resposta que o governo queria, não garantiu que a base vai ser construída aqui, mas disse que na licitação vai constar que o ponto de partida deve ser o Espírito Santo.
Mudança no horário de pico das indústrias
“Estamos trabalhando nas questões de planejamento e operação do nosso sistema elétrico desde que chegamos ao governo, através do Operador Nacional do Sistema Integrado (ONS). Muitos avanços aconteceram. Um dos grandes desafios é a ponta de carga. Ela avançou. Antigamente, a ponta de carga começava depois das 18 horas e ia até as 19 horas. Agora ela começa às 14 horas até depois das 17 horas. Estamos conversando com produtores independentes de energia, até mesmo grandes shopping centers, que também têm grandes equipamentos, para que também possamos ter esses grandes equipamentos acionados no momento da ponta de carga.”
Aumento de tarifas
“A Aneel deliberou hoje sobre as primeiras tarifas que estão sendo reajustadas. Temos dois tipos de tarifas no Brasil. Uma que é a ordinária, que acontece ano a ano, que nós chamamos de aniversário da distribuidora. Quando completa um ano tem o reajuste da tarifa ordinária. E, em casos extremos, como é o que nós estamos vivendo nesse momento, é possível fazer uma revisão tarifária extraordinária. Foi aberta hoje uma audiência pública que vai durar 10 dias, onde a Aneel apresentou a conta CDE, que estabelece os custos rateados para o setor elétrico e que distribui quotas desta mesma conta para cada uma das distribuidoras de energia do Brasil. A partir daí começa um ciclo de reajustes extraordinários. Exatamente hoje a Aneel lançou a audiência pública sobre a CDE que dará origem a essa revisão tarifária extraordinária.“
Valores do reajuste
“É esse valor de 19, 27%. Tudo depende de cada uma das distribuidoras. Com a pauta da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), cada uma das distribuidoras precisará avaliar o impacto desses custos extraordinários na sua empresa e apresentar a proposta para a Aneel para que a agência possa deliberar sobre esse reajuste tarifário.”
Estiagem prolongada
“Estamos utilizando todos os recursos disponíveis. Temos convênio com o Paraguai no que diz respeito a Itaipu. Temos convênio com a Argentina, e temos a Usina de Uruguaiana que é utilizada em caso de extrema necessidade. Todos esses recursos estão sendo utilizados nesse momento, num esforço para que possamos vencer esse desafio. Mas é preciso conclamar a todos que nós façamos o uso inteligente da energia. O Brasil tem hoje o sistema de bandeiras que nos informam como evitar o desperdício.”
Possibilidade de aumentar o conteúdo da bandeira vermelha
“Além de ter a matriz energética, tem envolvida a questão hídrica também. E o aumento do consumo poderá implicar no aumento do pagamento por parte do consumidor. Por isso estamos convidando a todos para fazer uma reflexão sobre o uso da energia. O nosso sistema elétrico é robusto, é firme. Estamos resistindo a uma crise hidráulica sem precedentes no País, mas ele não é barato. Precisamos fazer o uso racional da energia.”
Reunião com o governador Paulo Hartung
“Tratamos de outros temas de forma principal. Tratamos hoje de questões como as pedras ornamentais que vou participar da feira logo mais. O Espírito Santo é um dos maiores produtores de pedras ornamentais do país. Isso gera uma atividade econômica muito importante no Estado. São mais de 100 mil empregos diretos e indiretos. E tem um interface direta do governo federal com esse setor. A Petrobras lançou, no último dia 30, uma licitação para a construção de três berços para atendimento de plataformas que vão explorar petróleo no pré-sal e no pós-sal. Mais um empreendimento da Petrobras no Espírito Santo a gerar emprego e renda. Fora isso, conversamos com o governador sobre a possibilidade de investimento de demanda na área de fortalecimento do setor elétrico.”
Energia eólica e solar
“Na realidade o governo federal compra energia. Ele não faz investimentos diretos a não ser em casos de SPE’s (Sociedades de Propósito Específico) de grandes investimentos. O Brasil possui hoje uma Belo Monte, o equivalente a uma Belo Monte de energia eólica. Acho que aqui, e conversamos um pouco com o governador Paulo Hartung, temos aqui no Espírito Santo uma possibilidade muito grande de implementar de forma pioneira aquilo que nós chamamos de geração distribuída, combinando energia eólica com energia fotovotaica, energia solar. E fazer esta microgeração para que o consumidor residencial possa ter a sua própria energia e possa inclusive comercializar para a distribuidora o excedente. Esta é uma nova técnica que está sendo desenvolvida no mundo. O Brasil já tem o marco regulatório sobre a microgeração distribuída, já existem, portanto, condições para que nós desenvolvamos esta nova tecnologia. No entanto, ainda não temos uma parceria. Quem sabe, será aqui no Espírito Santo a primeira experiência e o primeiro grande projeto piloto para microgeração distribuída com energia solar e energia eólica, criando, portanto, um novo modelo urbano de geração de energia.”