O modelo de gestão implementado pelo Governo do Espírito Santo durante o período de crise socioeconômica nacional e a consequente queda de arrecadação e aumento de demanda dos serviços públicos foi tema de uma palestra ministrada pelo Governador Paulo Hartung, na noite da última segunda-feira (28), em São Paulo.
O evento foi realizado pelo Instituto Fernand Braudel de Economia e voltado para estudiosos, economistas e cientistas políticos, além de lideranças empresariais e representantes do setor público. O embaixador Rubens Ricupero, o ex-ministro Mailson da Nóbrega e o jornalista Norman Gall foram algumas das presenças registradas na palestra.
Em sua fala, Hartung ressaltou a importância do gestor público utilizar ferramentas gerenciais avançadas, reduzir o custeio da máquina pública e utilizar a inovação como solução de desafios e melhoria dos serviços prestados à população. O governador capixaba também falou da importância do poder público ter um orçamento compatível com a arrecadação e defendeu a importância do país ter uma agenda desenvolvimentista.
Hartung ainda ressaltou que, no Espírito Santo, o Poder Executivo Estadual está com ações prioritárias nas áreas de educação, saúde e segurança. “Estamos fazendo o dever de casa com a execução de uma política de austeridade fiscal firme e, em paralelo, implementando políticas sociais inovadoras com projetos importantes como, por exemplo, o Ocupação Social, a Escola Viva e um choque gerencial na saúde pública. São ações para arrumar a casa e criar políticas públicas importantes para a população”, afirmou o governador.