Economia

Moradores de Viana afetados pela chuva do ano passado já podem sacar o FGTS. Saiba mais!

Os atendimentos começaram nesta quarta-feira, no Teatro Municipal em Viana Sede, e vão até a quarta-feira da semana que vem, dia 12 de fevereiro

Foto: TV Vitória

Começou a liberação para o saque do FGTS para quem sofreu com as chuvas no mês de novembro do ano passado no Espírito Santo. O primeiro município a liberar o saque é Viana.

Os atendimentos começaram nesta quarta-feira (05), no Teatro Municipal em Viana Sede, e vão até a quarta-feira da semana que vem, dia 12 de fevereiro. A estimativa da prefeitura é de que cerca de 400 pessoas tenham direito a sacar o FGTS. O benefício é para quem mora ou morava nas áreas atingidas e que teve a casa danificada pelas chuvas.

“A nossa Defesa Civil catalogou todas as residências, bairros e ruas, e encaminhou isso para a Caixa Econômica Federal. E aí vão as documentações que são necessárias: comprovante de residência, comprovando que morava naquele local atingido, do dia 17 de julho até o dia 14 de novembro, em nome da pessoa, em nome do cônjuge, com certidão de casamento”, destacou o secretário de Defesa Social do município, Alexandre Ramalho.

>> Mora em Viana e foi afetado pela chuva? Veja como solicitar a liberação do FTGS

No entanto, segundo o secretário, nem todos os moradores terão acesso ao benefício, porque alguns já sacaram o benefício há menos de um ano, para cobrir os prejuízos das chuvas de 2018. “Isso é determinado pelo governo federal. A prefeitura entra apenas com o papel da Defesa Civil, numa sintonia para atender melhor as pessoas, fornecendo todos os dados dos atendimentos que nós fizemos à época dessas chuvas”, frisou Ramalho.

Foto: TV Vitória

Quem está nessa situação é a estudante Carolina Cordeiro, que tem dinheiro em conta, mas não vai poder usá-lo. “Não tem um ano desde o último saque, que nós fomos atingidos pela chuva no ano de 2018. Então nós sacamos no ano passado e não conseguimos por isso, porque não tem um ano”, lamentou.

FGTS nos outros municípios

As fortes chuvas de novembro levaram seis municípios capixabas a decretar situação de emergência. Além de Viana, Vitória, Cariacica, Domingos Martins, Marechal Floriano e Alegre fizeram o decreto. Já Santa Leopoldina decretou estado de calamidade pública. Entretanto, até o momento, os outros municípios ainda aguardam o trâmite para a liberação do dinheiro.

A Prefeitura de Domingos Martins informou que solicitou a liberação do FGTS para as famílias atingidas pelas chuvas de novembro de 2019, ainda no ano passado. Segundo a prefeitura, o processo já foi reconhecido pelo Governo Federal e, de acordo com a Defesa Civil Municipal, o município está aguardando a liberação agora pela Caixa Econômica Federal.

Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Defesa Social informou que está definindo junto à Caixa o cronograma de pagamento do benefício. Já a Prefeitura de Vitória informou que não recebeu solicitação para liberação do FGTS em decorrência das chuvas.

Os outros municípios ainda não deram retorno à produção da TV Vitória/Record TV.

Chuva de 2020

Já para os moradores da região sul do Espírito Santo, que tiveram prejuízos agora em 2020, com as chuvas de janeiro, o Governo do Estado também anunciou algumas medidas. Para as famílias de baixa renda, a doação de R$ 3 mil, por meio do cartão reconstrução. O benefício é para famílias com renda de até três salários mínimos.

Quem tem renda maior vai ter direito a abrir uma linha de financiamento com juros baixos e carência de um ano para começar a pagar, no Banestes, o que vai beneficiar principalmente os comerciantes.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV