Economia

Morre empresário Helcio Rezende, ex-presidente da Findes, aos 90 anos

Ele estava internado em um hospital particular de Vitória e será sepultado nesta sexta-feira (15), no Cemitério Parque da Paz, em Vila Velha

Foto: Divulgação/Findes

O empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Helcio Rezende Dias, morreu na noite desta quinta-feira (14) aos 90 anos. Ele vinha enfrentado problemas de saúde e estava internado em um hospital particular de Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O corpo do empresário será velado e sepultado no Cemitério Parque da Paz, no bairro Ponta da Fruta, em Vila Velha. O velório está marcado para às 11h e o enterro, para às 16h.

Por causa da morte do ex-presidente da Findes, o governador Renato Casagrande (PSB) decretou luto oficial de três dias em todo o Espírito Santo.

Em suas redes sociais, Casagrande também lamentou a morte de Helcio Rezende e o classificou como “uma das maiores referências em desenvolvimento e associativismo sindical”.

Empresário do setor de panificação, Helcio destacou-se pela forte atuação em prol do associativismo. Ele presidiu a Findes por dois mandados, entre 1983 e 1989.

LEIA TAMBÉM: Morre Jorge Eloy, ex-presidente da Associação de Bancos do ES

O empresário nasceu em 1932, em Dores do Rio Preto, na Região do Caparaó do Espírito Santo, filho de Delmiro Moreira Dias e Juacy Rezende Dias. Ele era formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Findes manifestou “profundo pesar”

Helcio foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) por dois mandados, de 1983 a 1989. Com o falecimento, a entidade emitiu “uma nota de pesar”. 

A Federação manifestou profunda admiração por toda a sua trajetória e contribuições ao longo da vida em prol da indústria e do crescimento Estado. 

“O empresário sempre teve um olhar apurado para o coletivo, e o seu comprometimento junto às entidades empresariais e sindicais foi uma marca deixada por esse capixaba natural de Dores do Rio Preto e notável empreendedor do setor da panificação”, ressalta. 

Associação de Empresários destaca “liderança exemplar”

Helcio Rezende era diretor da Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila)  e a entidade emitiu nova de “profundo pesar e tristeza” pelo falecimento do empresário.

Na nota, a Assevila declara que o “empresário que iniciou sua trajetória de sucesso no ramo de panificação, contribuiu e viu de perto o crescimento de Vila Velha. Hélcio Rezende sempre esteve ligado às causas coletivas e pautou sua vida na luta pelo associativismo ético.”

A associação finaliza a nota dizendo que “a Assevila perde um membro importante, Vila Velha perde um empreendedor visionário, o Estado perde uma liderança exemplar e aqueles que conviveram diretamente com ele perde uma referência marcante, um amigo e conselheiro”.