Há 20 anos, o Espírito Santo estava em ebulição. Muitas das transformações hoje concretizadas estavam por vir. Uma delas, sem dúvida, acontecia no mercado de arquitetura e decoração.
Na mansão da família do empresário Helmut Meyerfreund, um grupo de profissionais da área, sob a batuta da arquiteta Rita Rocio Tristão, se preparava para apresentar aos capixabas uma mostra de decoração inesquecível, a CASA COR Espírito Santo.
O ano era 1996 e o arrojado evento chegava inspirando frequentadores, antecipando tendências e aproximando o público do talento de profissionais que se destacavam no meio. “A CASA COR impulsionou o mercado de decoração. Foi um crescimento em cascata. Os capixabas passaram a consumir mais ‘arquitetura e decoração’, promovendo, com isso, o desenvolvimento do setor como um todo: indústria, comércio e serviços”, afirma Rita Rocio Tristão.
O primeiro evento foi um sucesso e, desde então, vem se repetindo, ininterruptamente, registrando números significativos. Foram cerca de 400.000 mil visitantes, 750 dias de evento, 620 profissionais participantes e 1600 empresas parceiras. Hoje totalmente consolidada e desejada, a mostra é uma referência num mercado que se transformou e atrai uma clientela cada vez maior. Da primeira edição até hoje, a mostra registrou um crescimento de mais de 100%.
Neste mês de setembro, acontece a 20ª edição da CASA COR Espírito Santo. Como sempre, ela chega trazendo muitas novidades e tendências. Uma das novidades é a sua localização: ela retorna ao município de Vitória, mais especificamente ao desejado bairro da Praia do Canto, no lendário Praia Tênis Clube, que abrigou a high society capixaba e foi templo do esporte local.
A CASA COR Espírito Santo 2015 fica em exposição de 30 de setembro a 10 de novembro. Além da localização diferenciada, outra novidade é o conceito do evento. Transformando o Praia Tênis em um grande condomínio. Serão apresentadas as diversas formas de morar ao longo da vida. Quando estamos iniciando nossa trajetória, apartamento do jovem casal, quando estamos no auge da nossa vida profissional e social, apartamento máster e quando chegamos na denominada melhor idade, com a vida já estabilizada, onde qualidade de vida é nossa prioridade, Flat Cosmopolita.
“O apartamento do jovem casal apresenta ambientes práticos e modernos; o apartamento master, projetado para um casal de empresários com uma vida social intensa, que gosta de receber; e um Flat, a forma mais moderna de moradia para os famosos ‘sexalescentes’, a geração dos 60 ou 70 anos, realizada e feliz”, afirma Rita Rocio Tristão.
Um grupo seleto de profissionais, mais precisamente 54, participa desta memorável edição, que com certeza ficará na memória dos capixabas. Eles formam um bem-sucedido time de arquitetos, decoradores, designers e paisagistas que certamente irão emocionar e surpreender os visitantes da mostra. Apresentam nos 38 ambientes do evento os conceitos de morar em sintonia com os tempos atuais, traduzindo os desejos do consumidor capixaba, cada vez mais informado e exigente na hora de construir, reformar ou decorar.
A área total ocupada será de 7 mil m², abrigando 38 ambientes criativos, sofisticados e modernos, assinados por grandes nomes da arquitetura, do design e do paisagismo.
A CASA COR apresenta, em 2015, uma nova inspiração: a Brasilidade, escolhida por meio de um mapeamento de tendências realizado pela Editora Abril e que mostra o Brasil como referência de lifestyle.
Além de apresentar tendências e ser palco de grandes projetos, CASA COR Espírito Santo também promove um atrativo roteiro cultural. A mostra oferece atrações para toda família que incluem espaços decorados, opções de entretenimento e alimentação. Estão confirmados, entre outros, as festas, os jantares, os lançamentos, os happy hours, durante todos os dias de realização da mostra.