O número de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou neste ano a marca de 8 milhões, fechando março com 8.154.678 cadastros, segundo dados do Portal do Empreendedor do governo federal. Nos últimos 5 anos, desde o período pré-recessão, o número de MEIs no país já cresceu mais de 120%. Somente nos três primeiros meses deste ano, o Brasil ganhou 379 mil novos microempreendedores individuais.
No Espírito Santo, as mulheres já são quase metade dos microempreendedores individuais. Segundo dados da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o estado já conta com cerca de 204 mil microempreendedores individuais, dos quais 100.830 são mulheres, o que corresponde a 49% deles. Um dos motivos do aumento de mulheres empreendedoras é a busca no empreendedorismo como a solução para contribuir com o orçamento familiar.
Criado em 2008, o programa MEI tem ganhado mais popularidade entre possíveis empreendedores por, além de formalizar trabalhadores informais e garantir-lhes benefícios como salário-maternidade e auxílio-doença, também ser uma saída para o desemprego crescente nos últimos anos. Em média, há 1 milhão de novos MEIs por ano, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A concentração de mulheres é maior em setores tradicionalmente conhecidos como mais femininos, como os de vestuário, vendas diretas e beleza. Nessas atividades, as mulheres representam mais do que 75% do empreendedores em todo o país.
A participação feminina também é elevada em atividades como comércio varejista e pequenos restaurantes, com participação 48% e 57% de mulheres, respectivamente, segundo dados do Sebrae.
Mesmo em setores tipicamente dominados por homens, como construção civil e atividades industriais, a presença das mulheres é expressiva. Em atividades classificadas como industriais, por exemplo, elas já representam 45% do total da força de trabalho empreendedora.
De acordo com Gislaine Zaramella, sócia-fundadora da MEI Fácil, plataforma digital para quem já é ou quer se tornar um microempreendedor individual (MEI), essa estatística evidencia uma mudança importante que vem contribuindo para que cada vez mais mulheres estejam no centro das ações. “É um movimento consistente e ficamos felizes com isso. A participação da mulher não apenas reforça o movimento saudável da sociedade, mas traz mais qualidade para o mundo empreendedor. As empreendedoras têm uma capacidade incrível de inovar e lidar com as dificuldades de trabalhar por conta própria”, afirma.
Premiação no ES
Como forma de reconhecer negócios, ações ou projetos implantados pioneiramente no Espírito Santo, há até cinco anos, que gerem transformações sociais, econômicas ou ambientais, a ArcelorMittal Tubarão promove o Prêmio “Mulheres do Amanhã”. Para concorrer, as iniciativas precisam ser conduzidas/concebidas exclusivamente por mulheres capixabas, maiores de 18 anos e residentes no Espírito Santo.
As participantes concorrerão em quatro categorias:
– Privado – Microempreendedor Individual;
– Privado – micro, pequeno, médio e grande negócio;
– Público – esferas municipal, estadual e federal no ES;
– Terceiro Setor – ONG, liderança comunitária, associações, entidades sem fins lucrativos.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até 31 de maio, no site http://tubarao.arcelormittal.com/premiomulher/index.asp.
A escolha das vencedoras considerará atributos como criatividade do projeto, sua sustentabilidade, impacto, qualidade e clareza do material apresentado e potencial de transformação.
> Confira o regulamento do Prêmio “Mulheres do Amanhã”
A avaliação, que inclui análises de conformidade e técnica, ocorrerá entre 03 de junho e 26 de julho. Serão oferecidas duas premiações. Num primeiro momento, serão selecionadas 32 finalistas – oito primeiras colocadas de cada categoria – que farão uma visita à ArcelorMittal Tubarão e participarão de um curso nos dias 17 e 24 de agosto (sábados). A programação técnica, com carga horária total de 16 horas, será ministrada pela Fundação Dom Cabral e terá duas abordagens: Gestão Econômica e Financeira e Gestão de Performance. Os cursos serão ministrados no Centro de Educação Ambiental (CEA) da ArcelorMittal Tubarão, em Jardim Limoeiro, Serra, das 8 às 17 horas.
Ao final, a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil. A premiação será entregue em oito de agosto.
Saiba mais sobre o MEI
Quais os benefícios do registro de MEI?
O registro de MEI permite ao microempreendedor a aquisição de CNPJ e o acesso a direitos e benefícios previdenciários. Além disso, possibilita a emissão de notas fiscais, o aluguel de máquinas de cartão e o acesso a empréstimos.
Desde que o empresário pague a mensalidade em dia, ele tem direito à aposentaria por idade ou invalidez e auxílio-doença.
Entre os benefícios, está o salário-maternidade para as mulheres. As famílias do microempreendedor também têm acesso à pensão por morte e auxílio-reclusão.
Facilidades para os MEIs
O microempreendedor individual possui algumas facilidades. Por exemplo, a contabilidade e declaração de renda simplificadas. O MEI também pode fazer contratação de empregado com menor custo.
Outro ponto é o registro de empresa e concessão de alvará para funcionamento gratuitos e feitos online.
Além disso, o MEI ainda tem a possibilidade de vender para o governo e compor consórcio para compra e vendas em conjunto.