Ricardo Frizera e Aridelmo Texeira hoje na Pan News Vitória
Acompanhe ao vivo o 1º Encontro Folha Business, que está sendo transmitido ao vivo a partir das 9h no Facebook do Folha Vitória. Para receber atualizações em tempo real, entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-me no Instagram @ricardofrizera.
AO VIVO: CLIQUE AQUI E ASSISTA
O 1º Encontro Folha Business conta com a participação do Ministro da Infraestrutura Tarcisio Gomes de Freitas, do Deputado Federal Felipe Rigoni, do Governador Renato Casagrande, do Presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, do Presidente do Conselho da Apex Partners, Fernando A. K. Cinelli e de Rafael Mazzer, sócio do BTG Pactual. Eu irei mediar um painel ao lado de Henrique Bredda e Rafael Mazzer.
Nesta quarta-feira (04), o Mundo Business estreou na rádio Jovem Pan News com a série de conversas com executivos e empreendedores capixabas. Nessa primeira edição recebemos o presidente da Fucape Business School e coordenador do InspiraES, Aridelmo Teixeira, para falar sobre as iniciativas de inovação da escola de negócios capixaba. Nas próximas semanas, será inaugurado o HUB Fucape e o FUCAPE Finance Lab+ Valor.
O presidente da Fucape explica que o HUB Fucape concentrará startups que receberão suporte técnico e financeiro da instituição. Aridelmo detalha que “no HUB Fucape empreendedor vai focar em desenvolver seu produto ou serviço. Além do apoio financeiro institucional, todo o suporte técnico de RH, Marketing, contabilidade, governança, distribuição de produto e análise de concorrência serão dados pelos alunos e especialistas da Fucape. Pensamos nesse modelo para evitar que a parte ‘meio’ [funções administrativas e secundárias da empresa] roubem tempo do empreendedor.”
Para quem não tem uma empresa, mas tem uma ideia e quer desenvolver uma ideia, o Café Iluminismo, que ficará aberto 24h por dia para todos os alunos e a comunidade. Hoje, no estado, não temos nenhum espaço 24h dedicado ao empreendedorismo.
Além do empreendedorismo, o HUB FUCAPE terá uma célula dedicada ao desenvolvimento do mercado financeiro: o Finance Lab+ Valor. Ele explica que “O FUCAPE Finance Lab+ Valor será um laboratório de formação de profissionais do mercado financeiro, como gestores de fundos. Lá, nós teremos à disposição dos estudantes tecnologia presente nos grandes centros mundiais, que oferece informações em tempo real de todas as bolsas e ativos do mundo. Com isso, queremos em 2020 revolucionar o mercado financeiro capixaba assim como fizemos com a educação de negócios há quase 20 anos.”
O propósito dessas iniciativas também e gerar novos modelos de negócio que favoreçam a população endividada e desbancarizada, pontua Aridelmo. “Além de colocar o Espírito Santo no mapa do mercado financeiro brasileiro, também queremos democratizar os serviços financeiros e bancários para os menos favorecidos, que não têm acesso a bancos e tomam empréstimos com juros altíssimos.”
De fato, o ganho é pra todos: os dados e a história apontam que economias se tornam fortes através da presença do mercado financeiro, que leva o capital dos investidores aos empreendedores. O presidente da Fucape diz não se contentar com o fato de que “toda vez que o empresário precisa de dinheiro no Espírito Santo, ele tem que ir ao Rio de Janeiro ou São Paulo. Nós queremos consolidar esse ambiente de negócios e investimentos no estado.”
Em nosso ponto de vista, as iniciativas da Fucape Business School serão, ao longo dos próximos anos, um dos principais agentes de consolidação do mercado financeiro e do ambiente de negócios e inovação do Espírito Santo.
No mês de fevereiro, um tópico dominou os mercados internacionais e doméstico. o surto de coronavírus iniciado na China. A propagação dessa doença deve reduzir o crescimento chinês e mundial e já atingiu outros países como a Coreia do Sul e a Itália.
No mercado internacional. embora haja sinais de queda no ritmo de novas contaminacöes na China, hå ainda possibilidade de o vírus continuar se expandindo para outros países. Com isso, os danos com a reducäo da atividade econömica no mundo podem continuar aumentando.
No Brasil, apesar do fim do recesso parlamentar. näo houve avanços na agenda de reformas. O Congresso Nacional tentou avançar, discutindo a lei que regula a independência do BACEN. mas nada foi aprovado. Além disto, a despeito do aumento do risco e da incerteza
no mercado internacional, o Banco Central reduziu, mais uma vez a taxa Selic.
Neste cenário de incerteza, tivemos ajustes de preços ao redor do mundo, com queda de valor de mercado das empresas e do preço das commodities– afinal, a projeção de um cenário com economias desacelerando resulta em lucros menos e menor consumo de matérias-primas.
Por sua vez, o dólar tem forte valorização contra as moedas emergentes, sendo o real uma das que mais sofre, já que também passamos por uma baixa histórica da Selic. O risco Brasil, que até janeiro não tinha sido afetado pelo surto de coronavírus, tem forte alta em fins de fevereiro.
*A Carta do Economista é uma publicação mensal escrita pelo economista-chefe da Apex Partners, Arilton Teixeira (PhD pela University of Minessota e pesquisador convidado do Federal Reserve Bank)
O 1º Encontro Folha Business, uma parceira da Mundo Business, Folha Vitória e APX Partners, foi possível graças ao apoio de Bakertilly, Buaiz Alimentos, Machado Mazzei e Pinho Advogados, Sistema OCB/ES, Galwan Construtora e Cristal Empreendimentos Imobiliários.
Ao comentar o resultado do PIB de 2019, Guedes afirmou que a alta de 1,1% veio “dentro do previsto” e espera 2% de crescimento em 2020 mesmo com coronavirus.
A gestora Squadra publicou em fevereiro uma carta apontando indícios de fraude nos lucros divulgados pela IRB Brasil Resseguradora. Não bastando essa polêmica, a IRB ainda soltou uma informação duvidosa sobre Warren Buffet ser dono de 5% empresa. O bilionário negou. Agora, fontes dizem que a diretoria está sendo trocada. Em meio a isso, a ação IRBR3 despencou 50% nas últimas semanas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória