Porque os preços dos imóveis não vão cair no Espírito Santo
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), Carlos da Costa, esteve em Vitória nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), para retomar o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, do governo federal, em parceria com a Findes. O secretário de Bolsonaro afirmou que pretende formular ações em conjunto com os governos locais e o setor produtivo, incluindo medidas de desburocratização que podem gerar milhões de empregos. Confira os principais destaques da visita a seguir.
ASSISTA AO PROGRAMA MUNDO BUSINESS DESTE DOMINGO
Em reunião com a Findes na última semana, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, apresentou o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, tem o objetivo de identificar os entraves do setor produtivo e aplicar medidas em favor da competitividade local.
O secretário explicou que a mobilização faz parte dos esforços do governo federal para posicionar o Brasil entre os 50 melhores países para fazer negócios no mundo. Segundo ele, a perda de representatividade do setor produtivo nas últimas décadas levou a um ambiente de negócios inóspito.
Nesse sentido, uma das frentes do programa será a ampliação do diálogo com governos locais sobre as mudanças implementadas no ambiente de negócios em âmbito nacional, para estimular vereadores e prefeitos a tomarem ações positivas para o ecossistema empresarial. “O lema desse governo é mais Brasil e menos Brasília”, disse o secretário, frisando a necessidade de descentralizar políticas voltadas para o ambiente de negócios.
Além da conversa com os governos locais, Carlos da Costa enfatizou a construção de políticas para emprego e produtividade junto ao setor produtivo. “Desde o inicio do governo estabelecemos diálogo construtivos com empresas e federações. Em vez de reunirmos teóricos e acadêmicos ou pessoas do governo para formular políticas, preferimos construir junto ao setor produtivo. Não se trata apenas de ouvir os empresários, é fazer junto. Escrevemos, recebemos sugestões, trabalhamos juntos”, enfatizou o secretário.
Algumas medidas práticas que o programa pretende alcançar são a redução do custo Brasil, ampliar a capacitação da mão de obra em parceria com o Sistema S para atender às necessidades da nova indústria e simplificar a obtenção de licenças e alvarás.
“O maior obstáculo para geração de empregos é o ambiente de negócios inóspito. Vamos atuar para que aprovações de obras ocorram mais rapidamente em parceria com os governos locais. Essa medida tem o potencial de gerar milhões de empregos. A sociedade precisa entender que quem gera emprego são vocês, empresários, e não o governo”, disse Carlos da Costa.
A presidente da Findes Christine Samorini avalia que “Essa é uma agenda em favor do desenvolvimento do Estado e que vai impactar positivamente toda a economia e o setor produtivo. Estimular o aumento da produtividade, da competitividade e a geração do emprego é agenda prioritária para a Federação das Indústrias. Somos parceiros neste processo para melhorar a produtividade do país.”, disse Cris Samorini.
PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO FEMININO
O secretário Carlos da Costa ainda disse que vai fazer no Espírito Santo o lançamento nacional do Programa de Empreendedorismo Feminino, após reuniões com a presidente Cris Samorini e a vice-governadora Jaqueline Moraes. O secretário Carlos da Costa não antecipou detalhes, mas disse que o programa deverá promover a qualificação e facilitar o acesso ao crédito para estimular o empreendedorismo feminino.
Na sexta, Carlos da Costa fez também visitas técnicas à Chocolates Garoto, que receberá investimento de R$ 200 milhões da Nestlé para realização de retrofit e modernização da fábrica, e à Real Café, que está investindo R$ 25 milhões na renovação de seu processo industrial.
Na Rede Vitória foi lançado um novo modelo de atendimento comercial, que antes era feito por veículo e hoje passa a ser pensado para as soluções de comunicação crossmedia, contando com os diversos veículos da Rede: TV Vitória, Folha Vitória, Jovem Pan Vitória, Pan News Vitória e Spark Vitória.
A implantação do novo modelo foi realizada pela gestão de Giselle Alves, Superintendente Comercial e Marketing, destacando a liderança feminina comercial com Isabela Fernandes e Mayra Colares no time, momento inovador na história da empresa.
Assim, é possível criar uma comunicação mais assertiva, trazer estratégias válidas em todas as plataformas e propor novas soluções e projetos para os clientes, com um trabalho de inteligência comercial e venda consultiva, em que o executivo tem uma visão ampla sobre o cliente, focado sempre nos resultados.
Após decreto do governo do Espírito Santo permitindo o retorno dos cinemas, o Cinemark do Shopping Vitória vai retomar o funcionamento na próxima quinta-feira (22). O horário das sessões será das 14h30 às 22h, sendo o início da primeira sessão às 15h, e da última às 20h. A programação dos filmes em cartaz será definida a partir da próxima segunda-feira (19). O Shopping Vitória informa que a reabertura será importante para impulsionar o mix de operações do empreendimento.
A taxa de curados do Espírito Santo é de 92,7% e a do Brasil é de 88,8%.. A taxa de curados do Espírito Santo é de 92,7% e a do Brasil é de 88,8%.
O destaque desta semana foi a divulgação do indicador de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br). Com a alta de 1,06% em agosto, o país registrou o quarto crescimento mensal seguido. Para o Espírito Santo, o Banco Central calculou um crescimento de 1,02% da atividade econômica no estado. (Fonte: IDEIES/FINDES)
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória