Fev 2021
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fev 2021
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

“Filosofia empreendedora pode transformar o setor público”, defende Aridelmo

Aridelmo Teixera, fundador da Fucape e do HUB Fucape e atual Secretário da Fazenda de Vitória destacou o desenvolvimento do ecossistema empreendedor na capital capixaba em sua fala.

Em 2019, Vitória foi a 8ª cidade que mais criou empregos formais no mercado e em 2018, foi considerada a melhor cidade do país para se empreender, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisou o ambiente de negócios e o ordenamento institucional de 400 cidades brasileiras.

Apesar dos números positivos, o desenvolvimento do ecossistema empreendedor deve ser uma pauta prioritária da nova gestão municipal, diz Aridelmo. “Dentro da Prefeitura de Vitória, queremos melhorar a vida dos empreendedores, dando a eles mais liberdade. Para tanto, formamos uma equipe técnica que atua com respeito ao cidadão”.

Em seu primeiro mês na posição de Secretário, ele já adianta que a solução para os problemas do setor público está estritamente ligada à filosofia empreendedora.

“Às vezes pensamos que a área pública não funciona e não tem solução, mas isso ocorre porque empreendedores dificilmente chegam lá. Diferente do que muitos pensam, percebi que dentro do funcionalismo existem muitos profissionais bons e competentes, com vontade de empreender no setor público– mas os incentivos são aplicados da forma errada”.

Na prática, uma medida que pode contribuir para o ambiente de negócios é o aumento da eficiência da gestão pública. “Em Vitória a grama estava alta. Somos a nona maior arrecadação per capita do Brasil, então tem espaço [para aumentar a eficiência]”.

Marca Ambiental desenvolve ações de educação ambiental

Dentro da proposta de educação ambiental, a Marca acaba de lançar a Cartilha de Educação Ambiental. O documento de 47 páginas tem o intuito de levar informação e sanar as principais dúvidas relacionadas aos resíduos sólidos, bem como orientações sobre os cuidados, vantagens da coleta seletiva, o papel dos aterros sanitários e a importância da reciclagem e da destinação final correta dos resíduos.

“A educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental. Criamos esse material com uma linguagem bem educativa, simples e objetiva para que as pessoas possam entender a importância do tema. Essa cartilha é um convite a essa reflexão. Para nós, a transformação pela educação é um princípio, um meio e um fim. Estamos preparados hoje para o futuro que começa todos os dias”, disse Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca Ambiental.

Postado Agora

Combustível mais caro

Uma nota divulghada por 27 secretários estaduais da Fazenda mostrou que o aumento nos preços dos combustíveis a partir de 2017 foi fruto de gerência de preços pela Petrobras e não de aumento na tributação estadual

Postado Agora

Prioridades para o Congresso

“O elevado e crescente gasto público exigiria que as prioridades fossem votações de reformas para permitir cortes e controle destes gastos, o que implicaria em eliminar privilégios e/ou penduricalhos que foram sendo criados ao longo das últimas décadas (PEC 186 ou Emergencial e Reforma Administrativa)”, defende Arilton Teixeira em texto ao Blog da Apex Partners

Postado Agora

Mercado financeiro

Ibovespa zera perdas com forte alta de ações de bancos; dólar sobe a R$ 5,38. Destaque do dia é para o avanço de projeto que dá autonomia ao Banco Central na Câmara

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas