Fórum Liberdade e Democracia de Vitória terá participação de Danilo Gentili e Armínio Fraga
No mundo das startups, é conhecida como spin-off uma empresa que surge dentro de outra. Esse modelo de negócio é necessário quando uma organização desenvolve um produto ou serviço demandado pelo mercado que não pode ser tratado como foco. A startup capixaba Diamond Bigger, fundada por Renan Giorgio e Vinicius Leal, pode ser considerado um spin-off. Quando atuavam em uma indústria, a dupla decidiu fundar uma startup de tecnologia com objetivo de ajudar a resolver gargalos na logística das empresas. Essa é uma das empresas que entrou na disputa por R$ 400 mil no reality Espírito Startups, que estreia amanhã (07), às 10h na TV Vitória.
Com o crescimento do e-commerce no Brasil– vendas online cresceram 31% no primeiro semestre de 2021– os gargalos na logística das empresas ficaram ainda mais evidentes.
De olho nesse cenário, Renan Giorgio e Vinicius Leal, ex-sócios de uma indústria de supermateriais, decidiram reunir seu know-how em logística e fundar a Diamond Bigger. A startup desenvolveu uma solução tecnológica para empresas que enfrentam desafios com gerenciamento de estoque e transporte.
“As soluções de logística que desenvolvemos na nossa ocupação anterior ficaram tão robustas que se tornaram um produto à parte, aplicado à gestão de transporte de outros setores. Então formalizamos um ‘spin off’, a Diamond Bigger. Com tecnologia, nossa startup quer solucionar problemas de logística desde o pequeno comerciante até as grandes indústrias”, explica Renan Giorgio.
A Diamond Bigger possui uma plataforma digital que faz predição de demanda dos clientes, roteirização de trajetos de transporte e até cálculo de impostos.
“O pequeno empresário consegue fazer otimização de transporte e estoque pela plataforma sem dificuldades. Já com as grandes empresas, existe uma dose extra de tecnologia: aplicamos internet das coisas e inteligência artificial para acompanhar grandes operações”, completa Renan.
Segundo Vinícius Leal, os principais resultados alcançados com o uso da plataforma da Diamond Bigger são redução de perda de mercadoria, minimização de tempo de estoque, e redução de demanda represada.
“Um dos principais ‘cases’ de sucesso foi a otimização da logística de uma empresa alimentícia americana que exporta para o Brasil. Os produtos passaram a chegar mais rápidos e distantes da data de validade.”
Para ajudar a financiar voos maiores da companhia, a Diamond Bigger entrou na disputa do Espírito Startups em busca do prêmio de R$ 400 mil. Mas para chegar lá, eles vão ter que convencer os jurados que são a startup mais inovadora e a mais preparada!
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória