Startup Conta Café expande atuação e vai comercializar café arábica em 2022
O Espírito Santo está entre os seis estados brasileiros que mais lançam esgoto sem tratamento nos rios, com pouco mais da metade da população sendo atendida por serviços de esgoto. Esses dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ligam o alerta para a necessidade de investimentos na área de saneamento. Como forma de combater essa problemática, o Sicoob ES se uniu à Fortlev e cooperativas do agronegócio capixaba para levar biodigestores, sistemas de tratamento de esgoto, para populações rurais no Espírito Santo.
Lançado em dezembro, o Projeto “Água Limpa + Saúde” do Sicoob ES vai permitir que um grande número de produtores rurais adotem sistemas de tratamento de esgoto por biodigestão. O sistema, desenvolvido pela Fortlev, trata o esgoto por meio de micro-organismos e previne o despejo do material bruto em leitos de rios.
Para levar o equipamento a um maior número de domicílios, o Sicoob ES vai financiar a aquisição de biodigestores, desenvolvidos pela Fortlev. As cooperativas atuantes no segmento agro do estado, como a Coopeavi, Coocafé, Cooabriel e outras, atuarão como parceiras do projeto.
Alecsandro Casassi, Superintendente Operacional do Sicoob Central ES. estima que a instituição vai financiar o montante de R$ 5 milhões em biodigestores. “Para os primeiros mil equipamentos financiados, o Sicoob fará a bonificação dos juros para os associados que pagarem em dia as parcelas do financiamento. O montante do investimento previsto em bonificação dos juros e de comunicação é de R$ 600 mil”, complementa.
Casassi também destaca a importância do apoio das cooperativas do agronegócio para viabilizar essa ação em linha com a sigla ESG (ambiental, social e governança).
“Esta é mais uma dentre tantas outras iniciativas no campo ambiental e social que o SICOOB desenvolve, o que diferencia é que estamos realizando com vários parceiros cooperativos e a FORTLEV, e esperamos a adesão de muitos outros ao longo de 2022, inclusive de prefeituras, pois poderá ajudar a resolver o problema em pequenas comunidades rurais”, finaliza o superintendente.
O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, pontua que “o projeto reforça a importância do saneamento rural, destacando a instalação de equipamentos como o biodigestor, o tratamento de água, além do seu uso adequado para a eficiência da produção no campo. O Sicoob cumpre seu papel de garantir a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente”, destaca
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória