Por que tantos brasileiros e capixabas estão investindo em Portugal?
As startups do segmento de saúde, chamadas de healtechs, são o terceiro tipo mais comum no Espírito Santo, respondendo por 7,5% das empresas de inovação. Muitos dos empreendedores que se debruçam sobre esse setor são motivados por perdas familiares, como é o caso da Maya Tecsaúde e a uDNA, que participam do reality show Espírito Startups. Frente à sensação de dor pela doença e pela perda de parentes, eles decidiram aliar tecnologia e saúde para melhorar a qualidade de vida e prolongar a expectativa de vida da população.
A plataforma que reúne serviços de cuidado com idosos Maya Tecsaúde, foi fundada por Júlia Schuwartz, que enfrentou dificuldades para cuidar de sua mãe, uma idosa que desenvolveu Alzheimer. Por conta de erros do cuidador, a idosa sofreu acidentes domésticos e ficou internada. Isso custou tempo de vida e, claro, momentos de convivência com a família.
“É desafiador achar cuidadores capacitados, fornecedores de remédios específicos e produtos de cuidado hospitalar, sobretudo a família sofre com a desinformação sobre a doença e seus estágios”, disse Júlia.
Diante desse sentimento de dor, Júlia e seu marido desenvolveram a Maya Tecsaúde, que oferece serviços profissionais de cuidados para idosos e auxilia no acompanhamento do tratamento das doenças. “Se eu tivesse uma plataforma similar à Maya, minha mãe teria uma expectativa de vida diferente, porque a condição dela foi agravada por profissionais despreparados”, lamentou.
A plataforma desenvolvida no Espírito Santo já atendeu cerca de cem famílias e coleciona casos memoráveis de sucesso. “Tive contato próximo em particular com uma família que tinha uma idosa soropositiva, bipolar e com câncer de intestino. Com nosso apoio, ela conseguiu viver com mais qualidade por mais tempo. Sem contar que evitamos estresse e sofrimento das famílias”, encerra Júlia.
Da mesma forma, a uDNA– startup focada em prevenção de doenças com a avaliação de estilo de vida e teste genético– surgiu depois que um de seus fundadores, Marcos Vinícius Barbosa, perdeu um familiar por um câncer ligado a fatores genéticos.
Hoje, a startup consegue classificar o risco de uma pessoa desenvolver 17 tipos de doenças e orienta para a redução de riscos. “Nosso objetivo é aumentar a longevidade das pessoas através da prevenção de doenças ligadas a hábitos e fatores genéticos. Para isso um score através de um formulário atualizado todos os meses, que é potencializado por um teste genético e exames clínicos comuns”, pontua Marcos.
A DHL Express, empresa de logística que já atua no Espírito Santo, ampliou suas instalações e inaugurou nova filial em Serra-. Com um investimento de R$3,5 milhões para expandir seus serviços na região, a unidade possui 1.285 metros quadrados.
O Porto de Vitória, o aeroporto da capital e o aumento da navegação de cabotagem (navegação entre portos do mesmo país) trouxeram ao Espírito Santo maior oportunidade quando o assunto é logística e, juntos, podem impulsionar a economia capixaba. Assim como investimentos para melhorar as distribuições terrestres com portos e projetos de novas ferrovias e a abertura de estradas para facilitar o escoamento de cargas e aumentar a competitividade dos produtos
Em 2021, a DHL Express movimentou mais 72.000 remessas no trecho São Paulo-Vitória-São Paulo, sendo que 93% do volume é para atender o crescente mercado de e-commerce no país.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória