Espírito Startups: casos de Alzheimer e câncer na família inspiraram capixabas a inovar na saúde
Duas startups capixabas com foco em inteligência artificial vão disputar o prêmio de R$ 500 mil no reality show Espírito Startups: a Call4Fit e a Futurai. Em comum, as duas querem usar a tecnologia para facilitar a vida das empresas, sejam elas pequenos comércios ou grandes petroleiras. Em qual dessas duas empresas você investiria? Conheça a seguir um pouco da história delas!
Conhece o app americano Peloton? A capixaba Call4Fit nasceu com o objetivo de criar uma solução parecida, um ‘personal trainer virtual’ para praticantes de bike indoor (exercícios com bicicleta ergométrica) com análise de imagens. O engenheiro Gabriel Scopel, fundador da Call4Fit começou a desenvolver soluções com inteligência artificial logo depois que foi demitido de uma petroleira, logo no início da pandemia.
Mas a Call4Fit foi além e hoje oferece soluções de inteligência artificial para melhorar a forma que as empresas utilizam seus dados. A startup persegue o propósito de democratizar o acesso de todo tipo de empresa à inteligência artificial e, para financiar seu crescimento, vai buscar o prêmio de meio milhão de reais do Espírito Startups.
Outra startup de inteligência artificial que vai entrar na disputa pelo investimento do Espírito Startups é a capixaba Futurai, fundada por Felipe Lobo. A solução é simples, mas esconde inúmeras linhas de programação. A Futurai coleta dados de sensores que as indústrias possuem e “adivinha” se uma máquina vai sofrer uma falha ou simplesmente parar de funcionar.
O que inspirou ele a desenvolver essa solução foi o número expressivo de contratempos e acidentes nas indústrias que poderiam ser evitados por um sistema de predição. Antecipar esse tipo de falha em indústrias como siderúrgicas e petroleiras pode evitar impactos ambientais, reduzir o número de acidentes de trabalho e economizar milhões de reais para as empresas.
Você investiria em alguma dessas startups? Acompanhe o reality show Espírito Startups a partir de 9 de julho, às 14h na TV Vitória e veja o que os nossos jurados acharam dessas empresas inovadoras!
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória