Dez 2022
29
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2022
29
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Obras devem ser concluídas em até 24 meses

A empresa que ficará responsável por gerenciar o pacote de investimentos já foi escolhida. Será a capixaba Timenow, uma das maiores empresas de engenharia consultiva do país.

Entre os projetos do Porto de Vitória, que vão ser gerenciados pela Timenow, destacam-se a adequação da pera ferroviária, dos cabeços e defensas e do sistema de combate a incêndios, bem como melhorias nos silos horizontais de granéis, recuperação estrutural dos berços 206 e 905 e a revitalização da fachada dos armazéns do Centro de Vitória.

Com um prazo estipulado de 24 meses para serem concluídas, as obras trarão mais capacidade e segurança, tornando o Porto de Vitória mais competitivo e conectado à cidade.

O Porto de Vitória, maior exportador de mármore e granito do Brasil, mantém um papel central no recebimento e escoamento de cargas que movimentam a economia capixaba e de outros estados, como Minas Gerais, por exemplo.

“As melhorias trarão impacto positivo na relação porto-cidade, através da reforma dos armazéns do Cais Comercial no Centro de Vitória e aumento significativo da competitividade do porto com a recuperação das estruturas de armazenagem e ampliação do ramal ferroviário em Capuaba, em Vila Velha, conectado à Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM)”, explica Bruno Fardin, diretor de Infraestrutura e Operações do Porto.

A expectativa, segundo Fardin, é que a Timenow forneça uma gestão de projetos mais eficiente, com intuito de cumprir as obrigações que envolvem qualidade e prazo das entregas.

Timenow vai gerenciar as obras de infraestrutura

De acordo com o diretor-geral de Operações da Timenow, Vinícius Bravim, a empresa irá gerenciar diversos projetos para que o porto estabeleça uma estrutura necessária de produtividade nas suas operações.

Bravim destaca os principais objetivos com esta parceria no gerenciamento dos projetos portuários em território capixaba.

“É nosso papel gerenciar e implantar esses projetos de melhoria na infraestrutura. Vamos trabalhar para que eles possam atingir os resultados esperados e aumentar de forma gradual a capacidade produtiva e de operações do Porto de Vitória nos cenários capixaba e brasileiro”, explica.

Nos últimos anos, a Timenow atuou no gerenciamento de projetos de infraestrutura envolvendo diferentes portos em todo Brasil, para clientes como Suzano e Klabin. Ainda em 2022, dois projetos ficaram em destaque.

Um deles no Porto do Itaqui, no Maranhão, com forte atuação no planejamento, segurança do trabalho, supervisão de campo e suprimentos da implantação de um berço de atracação. E o outro no Porto de Paranaguá, no Paraná, em que foi gerenciada a construção de um novo terminal de produtos florestais dentro da área primária do Porto e a ampliação de uma ferrovia em toda região portuária.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas