Conheça as melhores empresas do Espírito Santo, segundo a Findes
A infraestrutura portuária, localização estratégica e incentivos fiscais fizeram do Espírito Santo a principal porta de entrada para carros do Brasil. O principal terminal de importação de carros do estado, o TVV, operado pela Log-In, recebeu de janeiro até a metade de dezembro 65,6 mil automóveis, sendo a maioria elétricos (37,9 mil) e híbridos (6,9 mil) representando 68% do total.
Apesar de receber automóveis desde a década de 90, o TVV começou a receber veículos eletrificados há exato um ano, após a inauguração da primeira rota de navios com a China.
Desde então, a importação de elétricos e híbridos cresceu exponencialmente e superou o volume de carros a combustão movimentados pelo terminal, puxados pelo sucesso de vendas de marcas asiáticas como BYD e GWM.
Dos 65.561 carros importados pelos portos de Vila Velha ao longo deste ano, até a primeira quinzena de dezembro, 37.930 carros são elétricos, 6.938 são híbridos e 20.783 possuem motor à combustão.
“Desde que a Log-In renovou a concessão do TVV em 2020, se comprometeu a realizar R$ 147 milhões de investimentos no curto prazo e R$ 500 milhões no prazo de 25 anos. Essa modernização colocou o estado no radar de grandes armadores chineses, como a Cosco, que passaram a exportar para o Brasil usando o sistema portuário capixaba”, afirma Gustavo Paixão, diretor de terminais da Log-In
O TVV é responsável por 85% da quantidade de carros importados de carros do Espírito Santo. O Terminal é situado no complexo portuário administrado pela VPorts, tem 108 mil metros quadrados de área e em 2022 movimentou 163,3 mil contêineres e 960,1 mil toneladas de carga geral.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho, Borgo, destacou a importância econômica da atividade de comércio exterior para o município. “Vila Velha se destaca no Brasil, cada vez mais, como a principal porta de entrada para veículos elétricos e híbridos no Brasil. E as projeções para 2024 são ainda melhores, pois indicam a importação de mais 150 mil automóveis desta categoria – de alto luxo e elevado padrão tecnológico – vindos da China”
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória