Jan 2024
3
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2024
3
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Investimento da Cesan supera o de gigantes nacionais

Os principais investimentos buscando a universalização do saneamento foram referentes às parcerias público-privadas da Grande Vitória, ampliação dos Sistemas de Esgotamento Sanitário de Vila Velha, Cariacica e Castelo e uma Estação de Tratamento de Água na Serra.

O abastecimento de água já foi universalizado pela Empresa em todos os municípios onde atua. Segundo o presidente da Cesan, Munir Abud, a Companhia vive um momento de transformação e modernização, com metas arrojadas para a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

“Graças ao apoio e à prioridade dada pelo governador ao saneamento, estamos transformando e modernizando a Cesan. Investimos como nunca e vamos atingir a universalização com serviços de coleta e tratamento do esgoto até 2026 na Região Metropolitana da Grande Vitória e até 2030 nos demais municípios onde atuamos”, explica.

Em comparação com os dados fornecidos pelo Snis (Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento) o investimento per capita da Cesan é o maior da região Sudeste, superando gigantes do setor como a Sabesp, a companhia de Saneamento do Estado de São Paulo. Em 2023 a Cesan superou a marca de R$ 320,00 investidos por habitante.

A universalização, conforme o Marco Regulatório do Saneamento, estabelece que até 2033 o serviço de abastecimento de água esteja disponível para 99% da população e o de coleta e tratamento do esgoto para 90%.

Em todos os 53 municípios atendidos pela Cesan no Espírito Santo o abastecimento de água já é universalizado. O serviço de coleta e tratamento do esgoto atingiu a universalização em Vitória e Serra, na Região Metropolitana da Grande Vitória, e em outros cinco municípios do interior.

A Cesan atende a mais de 2,5 milhões de pessoas, produzindo anualmente mais de 270 bilhões de litros de água. Cerca de 1,8 milhão de habitantes têm acesso aos serviços de esgotamento sanitário oferecidos pela empresa que coleta, trata e devolve limpo ao ambiente 65 bilhões de litros de esgoto ao ano, configurando a contribuição mais significativa para a despoluição das praias, do mar e dos mananciais no Espírito Santo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas