Jan 2024
25
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2024
25
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Empresários da cidade querem deslocamento do Aeroporto para outro bairro

O Aeroporto de Guarapari já teve o funcionamento interrompido diversas vezes pela ANAC por falta de manutenção da pista e ausência de equipamentos obrigatórios para a segurança aeronáutica.

No ano passado, as atividades do aeródromo foram suspensas por falta de manifestação do operador– no caso, a Prefeitura de Guarapari– sobre as condições de infraestrutura do espaço, que é avaliada por profissionais do setor como precária.

O comunicado (chamado na aviação de NOTAM) que determina o fechamento do Aeroporto de Guarapari pode ser alterado ou revogado a qualquer momento desde que a Prefeitura atenda às demandas da ANAC. Porém, essa não parece ser uma hipótese viável.

“O aeródromo de Guarapari (SNGA) passou por uma inspeção aeroportuária periódica da ANAC em abril de 2022, em que foram constatadas não conformidades. Após tratativas iniciais com o regulado, a Agência não obteve retorno sobre a questão. Dessa forma, constatada a omissão do gestor, foi aplicada a restrição de proibição de pouso de aeronaves no aeródromo a partir de 10/02/2024. A medida poderá ser revogada a qualquer tempo, caso o operador preste as informações requeridas no processo de vigilância”, disse a ANAC por meio de nota.

Segundo um empresário da construção civil de Guarapari, os empresários defendem o deslocamento do Aeroporto para outro bairro, já que atualmente limita a altura de construção num raio de 2,5 km em um vetor de crescimento importante para a cidade. No passado, um grupo de empresários e investidores tentou viabilizar a construção de um Aeroporto em Setiba, mas o projeto não andou.

O Aeroporto de Guarapari já viveu momentos melhores. Em 2021, o terminal recebeu uma rota comercial conectando com Belo Horizonte durante o verão, mas a companhia logo suspendeu a operação por deficiência de infraestrutura do aeródromo. O terminal costumava receber voos particulares com maior frequência, inclusive de artistas que vinham se apresentar na temporada de shows da cidade.

AEROPORTOS REGIONAIS AVANÇAM NO ESPÍRITO SANTO

Aeroportos regionais são um importante instrumento de desenvolvimento, conectando cidades distantes com rotas de passageiros e cargas. Negligenciar a importância desse equipamento é caminhar contra o desenvolvimento do turismo e da economia da cidade.

No Norte do Espírito Santo, Linhares teve seu aeroporto reformado e ampliado e já recebe uma rota comercial regular com Belo Horizonte– importante para o turismo de negócios– e vislumbra a possibilidade de rotas cargueiras para impulsionar o agronegócio.

Nos primeiros dias do ano, o Governo do Estado lançou o edital de modernização e ampliação do Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, obra que pode favorecer o desenvolvimento e atração de investimentos no Sul do estado.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE GUARAPARI

“A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Obras Públicas(Semop), informa que irá atender às solicitações da Anac, visando a não suspensão das operações do Aeroporto Municipal.”

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas