UVV compra UCL e quer fazer "MIT" capixaba com investimento de R$ 25 milhões
O Grupo Buaiz– holding tradicional do Espírito Santo que controla companhias como Buaiz Alimentos, Rede Vitória de Comunicação, Shopping Vitória e Escola Americana de Vitória– acaba de anunciar o investimento na BeOn, startup capixaba de energia solar. Esse é o terceiro aporte do conglomerado em uma iniciativa inovadora com apoio do Hub de Inovação do Grupo Buaiz (Hugb) e marca a entrada no setor de energia renovável. Apesar de pouco tempo de mercado, a BeOn já realizou instalações de geração de energia fotovoltaica em grandes empresas e residências. Para o futuro próximo, o plano é construir usinas solares.
A BeOn foi idealizada por Caio Santos e Davi Wescley na metade de 2023 e entrou em operação em dezembro do mesmo ano. Mesmo estando em um mercado competitivo, os fundadores calculam que há espaço para novos entrantes. Segundo eles, apenas 3% das unidades consumidoras de energia do Espírito Santo desfrutam dos benefícios da microgeração de energia fotovoltaica.
“A geração de energia solar corporativa ou residencial proporciona uma economia de até 95% no custo de energia, além de valorizar o imóvel e ter um custo baixo de manutenção”, afirma Caio.
Com poucos meses no mercado, os fundadores da BeOn apresentaram o plano de negócios para o Grupo Buaiz, que se interessou pelo negócio e se tornou sócio. O anúncio foi feito nesta semana.
A startup já ultrapassou seu primeiro milhão de reais em contratos e atende a empresas como Café Número Um, Buaiz Alimentos, Shopping Vitória, Óticas Diniz, Escola Americana de Vitória e Stampa.
No futuro próximo, a BeOn estará à frente de um projeto de usina solar para um cliente, que deve demandar R$ 14 milhões, e até mesmo construir uma usina própria.
A decisão de investimento, que foi apoiada pelo Hub de Inovação do Grupo Buaiz, considerou o potencial de mercado, o time de executivos na operação e a capacidade do Grupo Buaiz em apoiar o crescimento do projeto.
“A BeOn está conectada ao que definimos como norte de investimento. É uma empresa que atua em um mercado promissor e que podemos apoiar com mentorias e conexões do Grupo Buaiz. Ao mesmo tempo, o projeto precisa de esforço para se diferenciar dos competidores. Para isso, contamos uma equipe capaz de prestar um serviço diferenciado e de alta qualidade”, afirma Americo Buaiz, presidente do Grupo Buaiz.
Vale lembrar que o Grupo Buaiz, através do Hugb, segue buscando investimentos em projetos inovadores, mesmo que não estejam ligados ao core business de suas empresas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória