Capixabas criam padaria on-line que já vale R$ 7 milhões
O Sistema Unimed do Espírito Santo– formado por cinco cooperativas regionais e a Federação– ultrapassou a marca de 605 mil beneficiários, firmando sua posição como maior plano de saúde médico do Espírito Santo. Unimed Vitória, Sul Capixaba, Norte Capixaba, Noroeste Capixaba e a Piraqueaçu somam 3.600 médicos cooperados e 4.700 colaboradores em todo o território capixaba. Em plena expansão, a principal cooperativa do Sistema, a Unimed Vitória, quer crescer 40% até 2027.
Até 2027, apenas a Unimed Vitória quer chegar à marca de 600 mil vidas, ou seja, vai adicionar à sua carteira todo o número de usuários das outras quatro cooperativas do Sistema no Espírito Santo.
Os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são otimistas para o estado. Nas duas últimas décadas (2003-2023), o Espírito Santo teve o maior crescimento da taxa de cobertura de planos de saúde médicos do país.
O indicador evoluiu de 21,5 para 33% da população, o que posiciona o ES como quarto estado com maior cobertura.
No final de 2023, 1,28 milhão de capixabas eram beneficiários de um plano de assistência médica, um crescimento de 3,8% com relação ao fechamento de 2022.
No ano passado, Vitória foi considerada a capital com maior taxa de cobertura de planos de saúde, de 61% da população– bem acima da média nacional de 23%.
Para sustentar esse crescimento, as Unimeds capixabas estão reforçando investimentos. A Unimed Vitória, tem uma carteira de R$ 500 milhões destinada à construção de novas unidades próprias.
O Sistema Unimed do ES conta com 59 unidades próprias, incluindo seis hospitais, além de maternidades, clínicas e laboratórios. O balanço dos dados mostra que somente em março deste ano foram realizadas mais de 257 mil consultas e cerca de 1,15 milhão de exames.
“É importante destacar que essas cinco cooperativas médicas capixabas fazem parte do Sistema Unimed, que possui 340 cooperativas espalhadas pelo Brasil e quase 20 milhões de clientes. Estamos todos unidos na busca pela oferta das melhores soluções. Esses números são o reflexo do propósito desse sistema, que nasceu da vontade dos médicos de oferecer um serviço de saúde de qualidade para a sociedade”, analisa Fabiano Pimentel, que é diretor-presidente da Federação Unimed Espírito Santo e da Unimed Vitória.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória