Linha de financiamento à inovação do Bandes pode superar R$ 200 milhões
A Contractor Engenharia – empresa que também fez obras públicas como o Contorno do Mestre Álvaro e a Orla de São Pedro, em Vitória – foi a vencedora da licitação para a primeira fase das obras de urbanização do Canal de Camburi, anunciadas no fim do ano passado pela Prefeitura de Vitória. Nesta fase da obra será construída a orla que vai desde a Ponte de Camburi até a Rua Alberto Bela Rosa, em ambas as margens, e uma ponte conectando os dois lados. A empresa foi vencedora com uma proposta de R$ 219,9 milhões.
De acordo com a Prefeitura de Vitória, a primeira fase do projeto prevê a instalação de píeres, atracadouros e rampas para embarcações distribuídos ao longo do percurso, voltados para as atividades náuticas e a pesca artesanal na região.
Também faz parte dessa etapa a construção de uma nova ponte, na altura da rua Alberto Bela Rosa, proporcionando uma nova rota para pedestres e ciclistas entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luiza.
Na margem norte, além da calçada de pedestres, o projeto propõe a implantação de uma praça para eventos e arquibancada, conectando o território à água. Na margem sul, estão previstas áreas destinadas à construção futura de duas edificações de uso comercial e uma peixaria.
Em suas duas fases, a orla do Canal de Camburi terá 30.000 m², com praças, ciclovias e um deque contínuo à beira mar que favorecem a contemplação da Baía de Vitória.
O prazo para a elaboração do projeto executivo e execução das obras é de 720 dias.
“Essa modalidade de contratação, que inclui o projeto e as obras, é nova, mas estamos acostumados a fazer. Fizemos as orlas de São Pedro, em Vitória, e do Centro de Guarapari, que tem características construtivas semelhantes. É um método particular e desafiador”, afirma Thiago Botelho, sócio da Contractor.
O que terá a primeira fase do Canal de Camburi?
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória