Vitória pode se tornar a primeira capital do mundo a reciclar 100% do esgoto
A 4ª temporada do reality show Espírito Startups estreia no dia 27 de julho, às 14h, na TV Vitória, e vem repleta de novidades. Nove startups inéditas vão disputar o investimento de R$ 500 mil. Mas, para alcançar o prêmio, terão que convencer os jurados que são o melhor negócio. Neste ano, a bancada terá três jurados fixos – que participam de todos os episódios e a final – e duas cadeiras rotativas, que terão convidados diferentes a cada episódio. Eles são empresários e executivos com uma trajetória extensa em tecnologia e inovação em segmentos diversos da economia. Conheça eles a seguir.
O primeiro jurado fixo é Tallis Gomes, fundador e CEO do G4 Educação, startup de educação de negócios que faturou R$ 200 milhões no ano passado. Ele também é fundador e ex-CEO da Singu, maior marketplace de saúde e bem-estar do Brasil; e fundador e ex-CEO da Easy Taxi.
Tallis enxerga o Espírito Santo como um estado próspero que tem um grande potencial a ser explorado dentro do ecossistema empreendedor.
“Tenho uma proximidade muito grande com o Espírito Santo desde 2018, quando conheci a Apex. Eles fazem uma vitrine do Espírito Santo para o mundo, mostrando que é o Rio de Janeiro que deu certo, mostrando a possibilidade do estado se tornar um Vale do Sílicio – guardadas as devidas proporções. É um estado muito rico que tem valor capturado em seus recursos naturais mas tem um valor ainda não capturado nos talentos e empresas”, afirma Tallis.
Também é jurado fixo desta temporada Rogério Salume – membro de carteirinha que chega à quarta participação no reality. Fundador do maior clube de vinhos do mundo, o Grupo Wine, Rogério ainda é empreendedor serial, investidor e consultor de negócios, palestrante e mentor Endeavor e triatleta.
Para completar o trio de jurados fixos, uma das principais empresárias em atividade no Espírito Santo: Brunella Bumachar. Ela é fundadora da Multivix, centro universitário que tem mais de 60 mil alunos nas modalidades presencial e on-line e é investidora de startups como a R-Crio.
Dentre os jurados rotativos, estão empresários e executivos de grandes empresas que atuam de forma direta com iniciativas de tecnologia e inovação. São eles: Wallace Lovato, CEO da GlobalSys; Augusto Kerchkoff, gerente de inovação e performance do Sicoob ES; Paulo Wanick, CFO da ArcelorMittal; e Thiago Maia, assessor de inovação da Unimed Vitória.
Completam a bancada Antônio Toledo, CEO da Timenow; Mateus Oliveira, fundador da Private Construtora; Cristiano Carvalho, diretor-geral da Escola Americana de Vitória e Carlos Neris, diretor do HUB Fucape. Eles falaram sobre as expectativas para o reality e como suas empresas tem investido em inovação.
“Espero ter contato com soluções inovadoras e potencialmente escaláveis para questões relevantes em diferentes áreas. Também considero uma grande oportunidade para conhecer empreendedores jovens e experientes no cenário regional e nacional. A EAV é uma escola focada em inovação e empreendedorismo, com abertura para o mundo e atuação local. Nossos alunos protagonizam seus aprendizados por meio de hackathons e participam de experiências profissionais com o mercado”, comenta Cristiano Carvalho, diretor-geral da Escola Americana de Vitória.
“A expectativa para ver as apresentações no Espírito Startups é alta, porque vemos o ambiente de inovação do Espírito Santo fortalecido e fomentado por várias entidades. No Sicoob construímos modelos de negócios inovadores para as cooperativas spin-off bem como modelos inovadores de distribuição de produtos e serviços. Temos vertentes que cuidam da melhoria de processos internos, mas também queremos oferecer mais valor para os cooperados por meio da inovação.”, afirma Augusto Kerchkoff, do Sicoob ES.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória