Ago 2024
12
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Ago 2024
12
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Flamengo é o time nacional preferido pelos capixabas; Rio Branco é o time local com mais torcedores

O levantamento da Futura foi realizado entre 4 e 17 de julho de 2024, entrevistou 800 pessoas com idades a partir de 16 anos no Espírito Santo.

Os resultados revelaram que, dentre os capixabas que gostam de futebol, 50,4% torcem para o Flamengo, 16,9% para o Vasco e um percentual abaixo de 5% preferem Botafogo, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.

Nesse ranking, os 10 times com maior número de fãs no Espírito Santo são do Rio de Janeiro, Minas Gerais ou São Paulo.

Quando perguntados sobre os times de futebol capixabas de sua preferência, 70% dos entrevistados dizem não torcer para nenhum clube. 9,2% preferem o Rio Branco e 6,2% são fãs do Desportiva Ferroviária – uma minoria no quadro geral.

Na avaliação de Renato Antunes, CEO da SAF Rio Branco, o número de torcedores dos times está ligado principalmente à quantidade de vitórias e títulos conquistados.

“No passado, clubes capixabas eram a primeira preferência de muitos no Espírito Santo. Tínhamos times em campeonatos importantes e disputando finais com cariocas. Mas, nas últimas décadas, os clubes capixabas perderam essa força e torcedores migraram para times do Rio de Janeiro”, avalia.

Mas esse cenário pode mudar nos próximos anos. O Espírito Santo assistiu à criação de sua primeira SAF, o Rio Branco, que investirá R$ 50 milhões em 10 anos mirando uma vaga na série B.

Outros clubes devem seguir o mesmo caminho de profissionalização da gestão e, em paralelo, surgem outros times de controle privado, como o Porto Vitória.

Essa ascensão seria suficiente para resgatar o orgulho dos capixabas pelo seu futebol? A pesquisa da Futura permite interpretar que é bem provável que sim. Ela mostra que 79,5% dos capixabas gostariam de ver um time do Espírito Santo disputando campeonatos nacionais, e mais da metade (50,5%) viajaria para fora do estado para assistir a um time local.

Os times capixabas que deveriam disputar campeonatos nacionais incluem Rio Branco, Desportiva, Vitória, Linhares, Serra, Estrela do Norte e Real Noroeste.

Nas últimas temporadas, o Kléber Andrade, maior estádio do Espírito Santo, tem se tornado uma opção para partidas de grandes clubes do Brasil, influenciando as preferências dos capixabas. Flamengo (22,7%) e Rio Branco (21,1%) são os times mais assistidos no estado, seguidos por Vasco da Gama (14,6%), Desportiva Ferroviária (13%) e Serra Futebol Clube (8,6%).

Capixabas costumam assistir futebol até duas vezes por semana; mas maioria nunca foi a um estádio

Paulo Orrico, diretora da Futura Inteligência, destaca que a pesquisa também mapeou as formas de consumo de informações sobre futebol pelos capixabas. A televisão (32,9%) e a internet (30,6%) são as principais fontes de informação, com jogos ao vivo na TV (55,7%) e conteúdos em redes sociais (34,2%) sendo os mais consumidos.

“A pesquisa busca entender o potencial do futebol no país e aplicá-lo ao estado para ajudar os clubes e a organização do futebol a melhorar a economia do futebol capixaba. Queremos entender o que motiva os torcedores capixabas e seus interesses no futebol brasileiro e local. Além de assistirem pela internet e televisão, a pesquisa mostra que os torcedores discutem o esporte com amigos e familiares e consomem conteúdo nas redes sociais, como Instagram e Facebook. É possível notar que, cada vez mais, o futebol se torna um aliado da economia local”, afirmou Orrico.

Os capixabas costumam assistir aos jogos na TV até duas vezes por semana, e a maioria nunca foi a um estádio de futebol no estado. O estádio Kléber José de Andrade, em Cariacica, é o mais frequentado e bem avaliado, preferido por 63,8% dos entrevistados.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas