Lecar anuncia fábrica no Espírito Santo para produzir seu primeiro híbrido
As cooperativas de crédito cresceram acima da média do sistema financeiro nacional em 2023 e já estão em 57% dos municípios brasileiros. O dado foi divulgado no estudo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, do Banco Central. Enquanto algumas regiões puxam essa média para baixo – Nordeste tem apenas 13,8% dos municípios com coops de crédito – o Sul tem 95,9% do território atendido. O ES conta com cooperativas de crédito em 74 dos 78 municípios (94,8%) e pode ser um dos primeiros estados do país a ter 100% de presença.
Os dados coletados pelo BC indicam que, no fechamento do ano passado, o cooperativismo de crédito estava presente, com pelo menos uma sede ou posto de atendimento cooperativo, em 3.177 municípios no país, com acréscimo líquido de 97 municípios atendidos em relação ao ano anterior.
O Panorama ainda destaca que as cooperativas alcançaram R$731 bilhões em ativos (dados de dezembro de 2023), após crescimento de 23,9% no ano. O número de cooperados, que são ao mesmo tempo donos e clientes das cooperativas de crédito, chega a 17,3 milhões entre pessoas físicas e jurídicas.
No Espírito Santo, as cooperativas de crédito estão presentes em 74 municípios. Apenas Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Mucurici e Ponto Belo não têm nenhuma instituição financeira cooperativa.
O Sicoob ES é a cooperativa com maior abrangência no estado, com 147 agências em 72 municípios – mas a meta é estar em todas as cidades capixabas até 2026.
“Nossas operações são orientadas para atender às necessidades dos associados com foco no atendimento personalizado. Este ano, já inauguramos oito agências e há previsão de mais inaugurações, diferente dos bancos tradicionais, que estão fechando agências. O sistema regional já conta com 196 pontos de atendimento e está presente em 72 dos 78 municípios capixabas. Até 2026, estaremos em todo o Estado, levando acesso e justiça financeira a 100% das cidades. Em nível nacional, vale ressaltar que o Sicoob planeja abrir um ponto de atendimento a cada dois dias”, afirma Bento Venturim, presidente do Sicoob Central ES
Caso esse plano se concretize em tempo, o Espírito Santo pode se tornar um dos primeiros estados com total abrangência de cooperativas de crédito. Atualmente, apenas Rondônia e Santa Catarina possuem 100% das cidades com essas instituições.
“O cooperativismo de crédito está em plena expansão no Espírito Santo, capilarizando seu atendimento em municípios do interior para fomentar setores relevantes como agronegócio. No curto prazo, as cooperativas devem alcançar presença em 100% nos municípios capixabas, tornando o Espírito Santo um dos primeiros estados com abrangência completa”, afirma Carlão, diretor executivo do Sistema OCB/ES.
Número de municípios atendidos por cooperativas de crédito em cada região do país e no ES:
Sul – 95,9%
Espírito Santo – 94,8%
Centro-Oeste – 75,2%
Sudeste 70,3%
Norte 36,9%
Nordeste 13,8%
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória