Plataforma de pagamentos Compropay dobra de tamanho e supera 300 mil usuários
O Indicador de Atividade Econômica da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) estima que o PIB capixaba deve crescer acima do estimado para o país até o fim de 2024. Enquanto o estado deve repetir neste ano o crescimento de 2023, de 4,3%, a economia brasileira deve crescer 2,96%, de acordo com o último Boletim Focus, do Banco Central. Nos primeiros seis meses de 2024, a economia capixaba confirmou essa tendência e avançou acima da média brasileira.
No primeiro semestre de 2024, a atividade econômica do Espírito Santo cresceu 3,9% em relação ao mesmo período de 2023, superando o crescimento nacional de 2,9%.
Esse resultado foi impulsionado pelo desempenho positivo dos três principais setores: a indústria cresceu 3,9%, os serviços avançaram 3,1% e a agropecuária apresentou um expressivo aumento de 8,9%.
O crescimento dos segmentos de indústria e serviços acompanhou a média nacional. Por outro lado, o setor agropecuário nacional teve uma queda de 2,9%, enquanto no Espírito Santo apresentou um crescimento acelerado.
INDÚSTRIA, SERVIÇOS E AGROPECUÁRIA
A agricultura capixaba foi impulsionada pelo aumento na produção e na alta dos preços de café arábica e conilon e a pecuária se destacou com a produção de leite e suínos.
Na indústria, o setor extrativo, que inclui petróleo, gás e pelotização, foi o que mais contribuiu para o resultado no 1º semestre. Energia e saneamento avançaram 14,2% no semestre e também impulsionam o crescimento industrial.
O setor de serviços teve alta em todas as atividades – comércio, transporte e demais atividades, como saúde e educação – e segui com a tendência de alta.
PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO PARA 2024
O IAE-Findes aponta que o desempenho previsto para a economia capixaba neste ano será melhor do que a projeção do mercado para o Brasil (3%).
Se o cenário projetado se cumprir, o Estado deve crescer 4,3% neste ano com a ajuda dos bons resultados da agropecuária (5,9%), dos serviços (3%) e da indústria (1,7%).
“No caso da indústria, as projeções apontam para um crescimento de 1,7% ao longo de 2024. Essa previsão deve-se, principalmente, a uma expectativa de maior produção de pelotas de minério de ferro devido à reativação da Usina 3 da Samarco, que estava parada desde 2015. Além disso, o desempenho da indústria de transformação neste ano deverá ser melhor do que o observado em 2023”, explica Marília Silva, gerente executiva do Observatório da Indústria.
PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS DO ESPÍRITO SANTO
-4,5% taxa de desocupação do ES no primeiro semestre, ante 6,9% no Brasil no primeiro semestre
-28,9 mil novos postos de trabalho formal de janeiro a julho de 2024 no ES
-4,12% inflação da Grande Vitória no acumulado de doze meses encerrados em junho (IPCA)
-41,2% crescimento da corrente de comércio (soma das exportações e importações) do ES com o resto mundo nos seis primeiros meses do ano e chegou a US$ 12,8 bilhões
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória