Os 78 municípios do Espírito Santo vão ter um indicador de ambiente de negócios. O projeto, desenvolvido entre o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), foi apresentado na tarde desta quarta-feira(27) durante o 8º Congresso Gestão das Cidades, que acontece no Centro de Convenções de Vila Velha.
Através da ferramenta de gestão, o cidadão, o gestor público, os empresários e os futuros investidores poderão ter um raio X de todos os municípios capixabas nos eixos: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal.
O diagnóstico possui 39 indicadores como, por exemplo, segurança pública, desempenho em educação básica, saneamento, fornecimento de energia, qualidade do sinal de telefonia dentre outros. Através dele, o usuário terá um um panorama geral do ambiente de negócios de determinado município e poderá comparar os dados com outra região dentro do estado.
Divisão e Boas Práticas
Ao acessar o portal do Indicador de Ambiente de Negócios, a análise dos 78 municípios vão estar disponíveis aos usuários. Para uma comparação justa entre os municípios, eles foram divididos em seis Clusters. Além disso, ele apresentará um banco de boas práticas de procedimentos que vêm sendo adotados por localidades de todo o Brasil que pode embasar estratégias de melhorias do ambiente de negócios nos municípios do Espírito Santo.
O Cluster 1 é formado por municípios com população média de 15.872 habitantes e média de IDH (Índice de desenvolvimento humano) de 0,666. O Cluster 2 tem população média de 21.786 habitantes e IDH de 0,681.
O Cluster 3 apresenta população média de 23.677 habitantes e IDH de 0,713. Já o Cluster 4 tem média de população de 83.145 habitantes e IDH de 0,729. Finalizando a divisão, temos os municípios do Cluster 5 (população média de 434.878 habitantes e IDH de 0,776) e Cluster 6 (população média de 22.136 e IDH de 0,656).
IDEIES
O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) realiza estudos e desenvolve posicionamentos estratégicos com foco no fortalecimento da indústria capixaba, oferecendo produtos que diagnosticam status e tendências de diversos segmentos da economia.