Economia

Mutirão de negociação de dívidas em Cachoeiro começa na próxima terça-feira

Serão quatro dias de evento com a participação de oito empresas, e os consumidores com dívidas de 60 dias de atraso com alguma delas serão atendidos no mutirão

Os consumidores de Cachoeiro e cidades vizinhas terão a oportunidade de encerrar 2016 sem débitos em atraso Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A partir das próxima terça-feira (13), os consumidores que estão com dívidas em atraso terão uma oportunidade para negociá-las diretamente com os fornecedores no 5º Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon-ES. O evento, que conta com o apoio do Procon de Cachoeiro, será realizado até a sexta-feira (16), das 9h às 17h, na Escola Municipal EMEB Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários.

Para ser atendido, o consumidor titular, de Cachoeiro e municípios vizinhos, que possuir dívida de, pelo menos, 60 dias de atraso com alguma das empresas participantes, deverá comparecer à escola, portando os documentos pessoais (CPF e Carteira de Identidade), comprovantes de residência e de renda.

Segundo diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), apontou que 81% dos consumidores pretendem utilizar o 13º salário para o pagamento de dívidas.

“Esta é uma excelente oportunidade para os consumidores, moradores da região Sul do Estado, aproveitarem os descontos oferecidos pelas empresas para quitar as dívidas e limpar o nome. Utilizar o 13º salário para o pagamento de dívidas, principalmente as que possuem maior taxa de juros como o cartão de crédito e cheque especial, é uma boa saída para começar o ano no azul”, completa.

Participarão do mutirão: Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Dacasa, BMG, Claro e Odebrecht. O Conselho Regional de Economia estará presente auxiliando os consumidores com o planejamento do orçamento doméstico e propostas de acordo. 

Orientações

– Para ser atendido, o consumidor deverá levar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e renda.

– Somente o titular poderá negociar a dívida, que deve ter pelo menos 60 dias de atraso. 

– Não será aceito documento de procuração.

– Pessoa jurídica não será atendida no mutirão.

– As senhas estarão atreladas ao CPF do consumidor. Portanto, a pessoa que pegar a senha deverá ser a mesma que receberá atendimento. Senhas rasuradas serão descartadas.

– Os descontos e opções de parcelamento podem variar de acordo com o tipo de dívida, atraso e perfil do consumidor.

– 15% das senhas estão destinadas para o atendimento preferencial: idosos com 60 anos ou mais, gestantes em adiantado estado de gravidez, portadores de necessidades especiais e pessoas com criança de colo.

– A Caixa Econômica Federal não vai negociar dívidas de cartão de crédito. Só serão negociadas dívidas nas modalidades habitacional e comercial.

– O Banco do Brasil não vai negociar dívidas de financiamento de imóveis, de veículos, rural, FIES, dívidas cedidas a Ativos S.A e dívidas renegociadas recentemente (na agência, na terceirizada).

– O Banestes não irá negociar restituição do imposto de renda, antecipação do 13º salário, adiantamento a depositantes PF e PJ, leasing, financiamento de imóveis, nosso crédito/microcrédito, operações de crédito com valores superiores a R$30 mil e operações ajuizadas.

Atendimento

Banestes: 42 senhas comuns e oito preferenciais
Banco do Brasil: 34 senhas comuns e seis preferenciais
Caixa Econômica Federal: 85 senhas comuns e 15 preferenciais
Bradesco: 51 senhas comuns e nove preferenciais
Dacasa: 102 senhas comuns e 18 preferenciais
BMG: 34 senhas comuns e seis preferenciais
Claro: 34 senhas comuns e seis preferenciais
Odebrecht: 42 senhas comuns e oito preferenciais