Economia

Na hora de comprar ou vender fazer a manutenção do imóvel é fundamental

.

Fazer manutenção dos imóveis é fundamental para evitar vazamentos, curtos-circuitos, além de valorizar o bem. E engana-se quem pensa que os reparos não são necessários, e podem ficar para última hora.

De acordo com Francis Rocha, diretor-geral da imobiliária Francisco Rocha Imóveis, na hora de efetuar tais mudanças, principalmente na estrutura do imóvel o proprietário deve ficar atento para não desvalorizar a residência com exageros.

O planejamento prévio e a contratação de um profissional qualificado são essenciais para a segurança e agregam vantagens ao produto. De acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas da ABNT, qualquer reforma precisará ser certificada e acompanhada por um arquiteto ou engenheiro.“Esta é uma maneira de oferecer mais segurança e inibir ações que possam comprometer a estrutura do imóvel, com vazamentos, fissuras, rachaduras”, diz o diretor.

Vale considerar que um profissional qualificado poderá propor melhorias que podem valorizar ainda mais o imóvel, como reparo na rede elétrica, pintura, troca de revestimentos e descartar os ‘exageros’ em reformas desnecessárias que mudam o projeto inicial do imóvel com a construção de novos ambientes, extinção de quarto para aumentar a sala, rebaixamento do pé direito, quebra de paredes, entre outras características, desvalorizam cerca de até 50% do imóvel e pode ocasionar sérios problemas futuros e afastar os clientes, explica Francis Rocha.