Você pode até não usar (ainda), mas, certamente, já ouviu falar no PicPay. O aplicativo, que funciona como uma carteira digital, nasceu no Espírito Santo com a proposta de mudar a forma com que a população usa o dinheiro e se tornou referência em toda a América Latina.
Um dos co-fundadores da empresa é o paraense Diogo Roberte, que nasceu em uma pequena cidade do Norte do Brasil, mas mora no Espírito Santo desde os 5 anos de idade. De acordo com ele, o patamar atual da empresa é resultado de muito trabalho e pela união de uma equipe.
“Quem está de fora, às vezes pensa ‘que sucesso, que cara incrível’. Mas não é bem assim. Trabalho muito para me acertar. Todo esse sucesso do PicPay é graças a um time incrível. A maior parte do sucesso está ligada à persistência e a resiliência”.
Roberte ainda declarou que o exemplo para se tornar um empreendedor veio de família, de quem sempre teve bons exemplos. “Meu pai sempre foi um empreendedor e um grande batalhador, sendo um grande exemplo para mim. Com 19 anos, eu ajudei na formação de uma empresa e isso veio de forma muito cultural. Meu avô também foi um grande explorador, que tinha fazenda e trabalhava pesado. Isso me deu muita vontade de empreender, aprender coisas novas”, disse.
Para ele, ser um empreendedor é um desafio, mas que precisa ter alguém em quem se apoiar. “Empreender significa gastar e depositar energia em algo. É uma atividade solitária, dolorosa e de muita incerteza. Em uma versão mais moderna disso, está ligado à uma posição de liderança. Um líder é um pai exigente”, disse.
A empresa, que conta atualmente com cerca de 1500 colaboradores, nasceu da percepção da necessidade de uma nova relação com o dinheiro. “Quando fundamos o picpay, vimos muita gente falando que iria eliminar o banco ou acabar com o cartão. Nosso objetivo nunca foi esse. Picpay nasceu para transformar a forma com que a pessoa se conecta com o dinheiro”, explicou.
No Papo com Gigante, conduzido por Augusto Carrara, no Instagram do Folha Vitória, Roberte destacou alguns pontos para ser um gigante. Confira:
Tenha parceiro de sonhos
“Ter sócios que sonham com você é essencial. Um parceiro é o cara que vai sonhar, executar e acima de tudo não irá deixar você desistir, mesmo quando tudo prevê que vai dar errado”.
Tenha um propósito para seu negócio
“Qual transformação o seu negócio vai gerar? Como irá melhorar a vida das pessoas? Isso lhe ajudará a ter um PORQUÊ muito forte’ mesmo quando tudo der errado, irá lembrar o real motivo de estar ali”
Você não é quanto tem na sua conta
“Quando assinamos o maior contrato das nossas vidas não tínhamos R$ 90 para pagar o cartório. Pedimos emprestado a vários amigos, até que nos deram e pagamos o cartório. Sabíamos o que estávamos construindo e não eram as condições que fariam parar”.
Seja resiliente
“Vai ter momentos que você irá no chão, tudo dará errado, mas lembre-se: qual é o propósito de estar fazendo aquilo e continua continua, continua!”
Não desperdice a crise
“Ela nos dá oportunidade de se reinventar na marra. Enxergue como pode sair mais forte, não se entregue as circunstâncias”
Seja GIGANTE mesmo quando for pequeno
“Nós, desde o primeiro dia, sabíamos que estávamos criando a maior empresa de pagamentos do mundo, mesmo quando tínhamos apenas 5 clientes. Nosso comportamento sempre foi de GIGANTE e buscamos trabalhar incansavelmente para que nosso sonho GIGANTE se tornasse realidade”
Nenhum fracasso resiste ao trabalho
“Não adianta ficar de braços cruzados esperando cair do céu, isso não irá acontecer. Sempre trabalhamos muito, mas muito mesmo, e aliado a disciplina foco, estratégia gera resultados”