Um jovem de uma família tradicional e empreendedora do Espírito Santo, que deu seus primeiros passos na empresa da família, mas resolveu alcançar novos objetivos, caminhando com as próprias pernas e seguindo as próprias estradas. Tudo isso, sem perder a essência e o foco no empreendedorismo, que herdou do pai e do avô.
Em um breve resumo, essa é a história de Marcus Buaiz. Capixaba, faz questão de reforçar sempre que a humildade e a vontade de empreender vieram do pai, Americo Buaiz Filho, e do avô, Americo Buaiz, já falecido, mas que deixou seu nome escrito na história do Espírito Santo. “Mesmo já tendo partido, sinto que está comigo”, diz Marcus sobre o avô.
Por ter começado a empreender muito cedo, ainda por volta dos 17 anos, Marcus Buaiz já possui uma experiência de mais de 20 anos nas áreas de entretenimento, comunicação e gestão de talentos artísticos. Atualmente, é sócio da ACT10N, empresa que está movimentando o mercado de lives durante o período da pandemia do coronavírus. A agência é considerada referência na conexão entre marcas e influenciadores e, em tempos de isolamento social e eventos cancelados, passou a oferecer ao mercado soluções de transmissões ao vivo.
Marcus Buaiz se considera um sonhador. Ele afirma que acredita que a humildade e o fato de acreditar no que se sonha, faz com que tudo se torne realidade. “Sempre sonhei com isso e o entretenimento me proporcionou a possibilidade de transformar sonhos em realidade”, diz.
Toda a trajetória se iniciou com um estágio no Grupo Buaiz, que pertence à família e é composto por empresas de diversos seguimentos. Ao conhecer de perto o setor da comunicação, percebeu que poderia mudar e inovar na rádio que existia na época. Afiliada de uma emissora paulista, ele acreditou que o estilo carioca era mais próximo do capixaba. E esta foi apenas a primeira mudança.
“Tive uma ideia de criar a primeira rádio no Brasil que todo mundo poderia ver. A ideia era colocar o estúdio dentro do Shopping Vitória. Também tive a ideia de criar a programação regional, para gerar a identidade. Foi quando busquei a principal referência em rádio do estado. Com todo o trabalho, passamos a ser o primeiro lugar de audiência entre os jovens, aumentando em quase 300% o faturamento”, relata.
Poucos anos depois, já decidido em investir no entretenimento, Marcus Buaiz apostou na realização do festival Vitória Pop Rock, um evento inovador que ‘descobriu’ a Praça do Papa como local para a realização. “Era um projeto ousado e diferente. Tínhamos 12 horas de música e uma mescla entre grandes artistas. Depois de muitas emoções, foram quase 30 mil pagantes”, lembra, citando a participação de Cássia Eller, O Rappa e Jota Quest como alguns dos nomes em evidência na época.
A partir daí, Marcus Buaiz resolveu criar a própria história. Sempre inspirado nos exemplos do pai e do avô, ele decidiu buscar oportunidades fora do Espírito Santo. Começou no Rio de Janeiro, mas foi parar em São Paulo, em busca dos grandes parceiros e patrocinadores para eventos.
Perfeccionista – o que considera ser o seu grande defeito ou qualidade – Marcus sempre buscou dar o melhor de si em tudo o que planejava e executava. “Os resultados que passaram a acontecer, me fascinaram”, conta.
Após aceitar a proposta de realizar um evento automobilístico em Vitória, Marcus sugeriu que seu pagamento fosse realizado na forma da criação de uma empresa de eventos. Segundo ele, em apenas seis meses, esta se tornou a maior do tipo no Brasil. E as propostas e oportunidades não pararam. Foi assim que nasceu uma das principais casas noturnas de São Paulo. Posteriormente, a proposta se espalhou por várias cidades do Brasil.
Em uma conversa com o também empreendedor e apresentador Luciano Huck, ouviu dele que a vida é feita de ciclos. A frase não foi compreendida no momento, mas depois, com o nascimento do primeiro filho, percebeu que era a hora de mudar. “Não fique com medo de começar novos ciclos, eles são essenciais para que você possa ir muito mais longe”.
Com isso, o negócio lucrativo foi vendido e novos rumos foram buscados e alcançados. Marcus Buaiz resolveu investir no setor de entretenimento, marketing e mídias, sempre buscando parcerias corretas para cada tipo de gestão.
Marcus Buaiz é graduado em Administração de Empresas, possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é membro do conselho do Grupo Buaiz, sócio e presidente do conselho da Spark e sócio e membro do conselho da BR Sports e da Ronaldo Academy.
Toda a trajetória, de vitórias e derrotas, foi relatada, na noite desta terça-feira (12), durante a participação do empreendedor no Papo com Gigante, live exibida pelo Instagram do Jornal Online Folha Vitória, conduzida por Augusto Carrara. Com base na entrevista, confira os pilares para ser um gigante:
Honre suas origens
Minha família é inspiradora, meu avô e meu pai. Neles vi a transformação que somos capazes de realizar através do empreendedorismo. Sou grato por ter nascido com DNA empreendedor.
Inove
Quando assumi a operação da rádio, fizemos ela dentro do shopping. Sempre dá para inovar, se aperfeiçoar e fazer cada vez melhor.
Ousadia e Alegria
Com 21 anos enxerguei que poderíamos fazer um show maior do que o do REI. A grande maioria das pessoas acharam que estava louco, mas executei até o final o que havia planejado. Como consequência, 30 mil pagantes e o maior festival de música do Espírito Santo. Vi que ser ousado me traz alegria.
Decidiu ser autor e protagonista da própria história
Entendi que precisava fazer a minha jornada, com todos erros e acertos escritos por mim, até porque minhas referências familiares me forçaram para sempre buscar mais.
A vida é feita de ciclos
Quando falaram isso não fez muito sentido na hora, mas quando veio o José (primeiro filho), entendi que era a hora de começar um novo ciclo. Não fique com medo de começar novos ciclos, eles são essenciais para que você possa ir muito mais longe.
Tenha sócios complementares
Sempre tive sócios que me complementavam, não competiam comigo. É essencial para que tenha um negócio de sucesso e que seja sustentável.
Tripé do sucesso
Saúde, Conhecimento, Fé – Sem saúde não conseguimos realizar nada, por isso me alimento bem e faço atividades físicas todos os dias. Conhecimento, pois ele é o pilar que me desenvolve para sempre melhorar cada vez mais. Fé, tem momentos que você precisa acreditar em algo maior e faz sua parte.