A revolução da Inteligência Artificial está moldando o presente e o futuro das empresas e da sociedade como um todo. Com a aplicação da IA em crescimento constante, surge a necessidade de tornar essa tecnologia acessível às pessoas comuns, não apenas especialistas em TI.
Para discutir esses desafios e explorar o impacto da IA em diversos setores, o Folha Vitória conversou com Juan Pablo Boeira, CEO da AAA Inovação e doutor e mestre em Inovação e Inteligência Artificial com certificação em Leading Product Innovation pela Universidade de Harvard (EUA).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Juan Pablo Boeira esteve esta semana em Vitória para ministrar uma palestra hub de inovação capixaba Base27. Confira!
A aplicação da IA nas empresas vem crescendo, mas um dos maiores desafios é saber programá-la para executar o que se espera? Como tornar isso possível a pessoas comuns, que não são especialistas em TI?
Juan Pablo Boeira: A “Inteligência Artificial” nos dias atuais, é exatamente como a “Internet” na década de 90. Muita gente não entendia o que era e para que servia ou viria a servir. Inclusive, escutei muito naquela época… para que vou ter um e-mail se eu posso enviar uma carta!?…
Hoje, quem não sabe usar Internet, independente de ser uma “pessoa comum”, é uma pessoa não apta para o mercado de trabalho. Logo mais, quem não souber lidar com IA, automaticamente não estará habilitado(a) para o mercado de trabalho.
Diante deste cenário, não existe uma “receita de bolo” para aprender a usar IA. Assim como cada pessoa aprendeu internet do seu jeito, cada um(a) precisa buscar a sua melhor forma para isso. A diferença, é que precisará aprender muito mais rápido a lidar com IA do que a maioria levou para aprender a usar Internet.
Existem inúmeros vídeos no YouTube, cursos pagos e grátis, formações acadêmicas, e-books, MasterClass e etc.
Nós, da AAA Inovação, temos, por exemplo, um workshop prático de 16 horas que qualquer pessoa, mesmo sem saber nada de tecnologia, sai dele dominando as principais aplicações de IA para uso imediato no mercado.
Quais áreas devem ser dominadas pela IA nos próximos anos?
Pela ótica de áreas dentro das empresas, as áreas de vendas, marketing, contabilidade, logística e administração vem implementando muita IA para ganhar velocidade, acuracidade a abrangência nas análises dos dados para tomadas de decisão.
Já pelo ponto de vista de campos de atuação, o design gráfico, o marketing, a contabilidade, o jornalismo, a advocacia, a educação e o turismo, precisam urgentemente se reposicionar e entender como as IAs serão uma extensão das suas habilidades antes que seja tarde demais.
Como refinar buscas para otimizar ferramentas de IA no dia a dia?
Em nosso site (aaainovacao.com.br) por exemplo, tem mais 3.500 aplicações de IA para qualquer pessoa acessar e começar a usar conforme a sua demanda.
Recomendo também, começar a usar o ChatGPT imediatamente (caso ainda não tenha começado a usar) e testar, testar, testar prompts.
Para saber se vai funcionar e fazer sentido para cada pessoa, tem que começar a testar. Seguem 10 exemplos de prompts que você pode perguntar para o ChatGPT para criar um novo negócio:
01 – Qual é o tamanho do mercado para o meu produto/serviço?
02 – Quem são meus concorrentes e como posso me diferenciar deles?
03 – Quais são as tendências do mercado que podem afetar o meu negócio?
04 – Meu público alvo é X. Quais são suas principais necessidades e desejos?
05 – Quais estratégias de marketing têm mais probabilidade de alcançar o público X?
06 – Qual é o investimento necessário para iniciar meu negócio?
07 – Como posso garantir fluxo de caixa suficiente para manter o negócio funcionando?
08 – Como posso planejar o orçamento para garantir a saúde financeira do meu negócio a longo prazo?
09 – Como posso gerar receita de forma consistente e escalável?
10 – Como posso reduzir os custos e aumentar a margem de lucro do meu negócio?
Na sua visão, o que podemos esperar do futuro da IA para facilitar a vida das pessoas?
Não diria que é o futuro, mas sim o presente. Hoje a IA já nos dá mais agilidade e acuracidade para tomadas de decisão, nos possibilidade muito maior abrangência para análise de dados, nos permite reduzir custos e aumentar receita de forma muito consistente.
E os pontos negativos?
Como qualquer tecnologia, a forma como cada um utiliza, é o que define se será para bem ou para o mal
Pode parecer redundância, mas a que ponto as IAs serão mais “inteligentes” que as de hoje disponíveis no mercado?
Tudo que existe hoje de IA está dentro do que chamamos de “Inteligência Artificial Narrow” ou “Inteligência Artificial Shalow”. Ou seja, é uma Inteligência Artificial limitada.
Em algum momento (que ninguém sabe precisar), vamos evoluir para a Inteligência Artificial Geral que será capaz de entender, aprender, raciocinar e executar tarefas em diferentes domínios, de forma semelhante à inteligência humana.
Neste momento, as IAs terão a capacidade de lidar com uma variedade de tarefas complexas e vai superar o desempenho humano em várias áreas.
E em algum momento, evoluiremos da Inteligência Artificial Geral para a Super Inteligência Artificial na qual vai ultrapassar significativamente a inteligência humana em todos os aspectos e em qualquer tarefa cognitiva. Ai chegaremos no “estado da arte da IA”.