Um gigante de 200 metros de comprimento e 38 metros de largura inaugurou uma fase que promete mexer com a logística e com as possibilidades dos portos do Espírito Santo. O navio Explorer Nº 1, da chinesa BYD atracou nesta quinta em Portocel, Aracruz, com 5.524 veículos elétricos e híbridos da marca chinesa.
É a primeira vez que o navio atraca no Espírito Santo e é a maior carga de carros que já desembarcou em Portocel. Para se ter ideia da quantidade de carros, o desembarque que começou nesta quinta só deve ser concluído no sábado (1º de março).
E a operação não foi assim tão simples. Os 38 metros de largura do navio passam em dois metros o limite de Portocel, que é de embarcações com no máximo 36 metros. Por isso, foram necessários dois meses de estudos técnicos para ajustar a chegada do navio.
“Estrutura espetacular”
As condições logísticas favoráveis de Aracruz e de todo o Estado devem tornar o porto, em Barra do Riacho, um destino constante para veículos que chegam de outros países. “Sempre que essa operação for necessária, for algo essencial para a BYD aqui no Brasil, vamos olhar com um carinho muito grande para essa estrutura espetacular que o Espírito Santo tem”, disse o diretor de Comunicação da BYD no Brasil, Pablo Toledo.
O diretor disse ainda que a empresa não divulga o volume de próximas remessas de carros para o Brasil via Espírito Santo. No entanto, fontes do porto já esperam pelo menos mais 15 mil carros ainda no primeiro semestre deste ano.
“A gente teve que trazer mais carros porque alguns modelos se esgotaram antes que a gente pudesse oferecer veículos já produzidos pela BYD aqui no Brasil. Vamos começar a operar uma fábrica ainda este ano na Bahia. Mas, dependendo do apetite do consumidor, se alguns modelos se esgotarem rapidamente, a gente vai ter que trazer mais carros. Eventualmente ainda no primeiro semestre. Mas, por uma questão estratégica, a gente não pode especificar o volume de carros e a timeline, o tempo, em que isso vai acontecer”, pontuou Pablo.
A gerente de Estratégia, Gestão e Novos Negócios da Portocel, Valéria Becalli Provete, disse que o porto vive uma janela de oportunidades. E ter um terminal que pode operar cargas diferentes abre um leque importante de possibilidades.
“Hoje é um dia histórico para a gente, de fato um marco na nossa história. Temos 46 anos, reconhecidos já por algumas operações, principalmente voltadas para produtos florestais. Hoje finalmente materializamos uma estratégia que vem sendo construída fortemente nos últimos quatro anos. Ou seja, buscamos diversificar, entregar solução logística para o Estado e mostrar o que a gente pode fazer mais com excelência”.
Navio traz oportunidades
Quem também acompanhou de perto o início do desembarque dos veículos chineses foi o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho. O Dr. Coutinho garantiu que o município está preparado para as novas possibilidades que os portos locais podem oferecer, apesar da carência de mão de obra pela qual o Estado inteiro passa.
“Mão de obra é um ponto difícil em todo lugar. Mas, estamos em contato com o Senai para oferecer uma série de cursos para as pessoas aqui do município. São formações para soldadores, maçariqueiros e todo tipo de qualificação técnica. Temos muita mão de obra de qualidade em Aracruz e preparamos ainda mais pessoas. E isso aí que presenciamos hoje é o progresso”, disse o prefeito.