Hoje vamos fazer uma viagem na área da gestão que trata dos problemas, falhas, perdas, desperdício e dos métodos e ferramentas que podemos usar para a prevenção e solução dos problemas.
Estamos propondo 3 grandes etapas para melhor visualização do conteúdo do nosso post de hoje. Vamos em frente:
Nesta primeira etapa separamos o estratégico onde colhemos referências externas de alto desempenho para efeito de Benchmark (referenciais de excelência) e os problemas típicos da
rotina diária. Em seu livro, Gerenciamento pelas Diretrizes (Hosin Kanri) o mestre Falconi, membro da nossa querida Academia Brasileira da Qualidade, ressalta:
- Gerenciar é atingir metas.
- Não existe gerenciamento sem metas.
- Significado da palavra “diretor”: “aquele que dá a direção”.
- A direção é a meta.
Vejamos a segunda etapa:
Aqui temos mais uma dica importante da ação do Gerente – Não confundir causa com efeito. Muitos “chefes” atuam sempre, de forma paliativa nos efeitos. É o mesmo que tratar dor de cabeça com analgésico sem pesquisar as causas fundamentais. Na minha opinião os métodos da verdadeira liderança organizacional tem tudo a ver com a medicina – o que você acha?
A figura da etapa 2 sugere que seja feita uma investigação pelo método científico para que de forma estatística se possa comprovar o comportamento das variáveis fundamentais consolidando uma situação real.
Chegamos ao momento da ação que nos indica a solução mais provável para aquela situação-problema. Voltando ao mestre Falconi: O que é um problema? “Um problema é um resultado indesejável de um processo” Portanto:
- O problema de cada um é a sua meta não alcançada.
- Lembrando: Resolver problemas é atingir metas
- O Sistema de Gerenciamento pelas Diretrizes é estabelecido para que todos possam ajudar a resolver os problemas prioritários da empresa ou organização.
- Torna-se, portanto, um sistema voltado para o atingimento de metas.
- Os problemas de uma pessoa, dentro de uma organização, estão nos fins (nos seus produtos e serviços aos clientes) e não nos meios (seu processo ou seu negócio). Se nos fins estão os Efeitos indesejáveis (problemas) as Causas estão nos processos.
Como podemos agir de forma a melhorar continuamente o desempenho da empresa junto ao seu mercado/clientes. Nossa recomendação, além de várias outras de acordo com as situações detectadas é o uso de ferramentas de análise e solução de problemas. Abaixo temos uma indicação de ferramentas de gestão que são extremamente úteis não só para a solução mas para o acompanhamento e controle das variáveis fundamentais e possíveis falhas ou problemas de processo.
A ideia, concluindo nossa provocação neste post de hoje, é “cutucar” os gerentes para que mudem a cultura do XÁ COMIGO para o modelo Gestão pela Qualidade com forte aplicação do KAIZEN e INOVAÇÃO para reduzir problemas e aumentar a Produtividade e por conseguinte a Competitividade.
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