1.917 - A Dinâmica do Trabalho em Equipe e a Produtividade

Hoje falaremos sobre a gestão de pequenos grupos enfatizando a importância do trabalho em equipe na prevenção e solução de problemas nas empresas e também nas organizações públicas.

POR QUÊ TRABALHAR EM EQUIPE?

Trabalhar em equipe pode trazer vários benefícios, dentre os principais estão:

  1. Maior produtividade: quando as pessoas trabalham juntas em equipe, elas podem dividir tarefas, compartilhar conhecimentos e habilidades, e trabalhar de forma mais eficiente, o que pode aumentar a produtividade.
  2. Melhoria da qualidade do trabalho: a colaboração entre os membros da equipe pode ajudar a identificar problemas e erros mais rapidamente, permitindo que sejam corrigidos antes que se tornem maiores. Além disso, a combinação de diferentes perspectivas e habilidades pode levar a soluções mais criativas e inovadoras.
  3. Aumento da satisfação/motivação no trabalho: trabalhar em uma equipe pode criar um senso de comunidade e pertencimento, e pode ser mais motivador e agradável do que trabalhar sozinho. Além disso, a sensação de que você está contribuindo para um objetivo maior pode aumentar a satisfação no trabalho.
  4. Desenvolvimento de habilidades interpessoais: trabalhar em equipe pode ajudar a desenvolver habilidades de comunicação, colaboração, liderança e resolução de conflitos, que são importantes em qualquer ambiente de trabalho.
  5. Melhor uso dos recursos: uma equipe pode aproveitar melhor os recursos disponíveis, como tempo, dinheiro e conhecimento, do que um indivíduo trabalhando sozinho. Um dos bons exemplos é a prática do KAIZEN, onde as melhorias são obtidas com o uso da criatividade e menores custos de implantação.
  6. Compartilhamento de responsabilidade: quando se trabalha em equipe, a responsabilidade é compartilhada entre todos os membros, o que pode ajudar a reduzir a pressão e o estresse em cada indivíduo.
  7. Gerente é o líder e promotor do trabalho em equipe: podemos afirmar que a liderança pelo gerente na sua área de atuação é fator preponderante para o sucesso das ações participativas.

Em resumo, trabalhar em equipe pode trazer muitos benefícios para os indivíduos, gestores e para a organização como um todo. No entanto, é importante lembrar que a colaboração efetiva em equipe requer uma comunicação clara, um senso de comprometimento e um esforço contínuo para resolver conflitos e manter o foco no objetivo comum: Melhor qualidade, menores custos, diferenciação/inovação e aumento da PRODUTIVIDADE.

Bons exemplos não faltam. Unindo metodologias e ferramentas focadas na melhoria de processos, serviços e produtos, empresas como a Vale e a antiga CST, hoje ArcelorMittal sempre apostaram no trabalho em equipe através da formação dos Circulos de Controle da Qualidade, CCQ’s e também em outras modalidades como o Movimento Zero Defeito e os recentes Grupos Kaizen em atuação na planta da WEG de Linhares ES.

Além dos vários Congressos Brasileiros da Qualidade, realizados em nossas terras capixabas, é bom salientar o belíssimo trabalho da União Brasileira para a Qualidade – UBQ, na sua versão MG, promovendo anualmente um dos maiores eventos temáticos do Brasil, o famoso “O GRANDE ENCONTRO” que reúne a nata dos grupos participativos apresentando seus trabalhos focando solução de problemas e melhorias contínuas. Fique atento e visite o site da UBQ no www.ubq.org.br – o próximo evento deverá ocorrer em Outubro 2023.

Concluímos nossa abordagem de hoje deixando nossa homenagem ao Pai dos CCQ’s e pioneiro da Qualidade no Japão, Kaoru Ishikawa, que muito fez para valorizar e popularizar suas atividades no mundo inteiro.

Da mesma forma o nosso reconhecimento e agradecimento aos amigos da Kawasaki Steel Corporation – KSC,  que nos possibilitou o aprendizado nos anos 80 com foco no Total Quality Control – TQC e nos seus Thinking Groups – TG’s.

Concluindo com uma reflexão do Pai da Administração, o guru Peter Drucker:

“Ao que me parece, os líderes que trabalham da maneira mais eficiente nunca dizem “eu”. E isso não porque tenham se exercitado para nunca dizer “eu”. Eles não pensam “eu”. Pensam “nós”, pensam “Equipe”. Compreendem que seu trabalho é fazer a equipe funcionar. Aceitam a responsabilidade e não esquivam, mas o mérito vai para o “nós”. Peter Drucker, escritor (1909-2005), Administração da organização sem fins lucrativos. (1990)

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.