1.927 - Um novo pensar no desafio da gestão pública focada em resultados

Nesta semana que se finda tivemos a grata satisfação de reunirmos com o Deputado Danilo Bahiense em seu gabinete na Assembleia Legislativa do ES. Acompanhado com o amigo de longa data, Dioceles Bahiense, irmão de Danilo, abrimos nossas conversas relatando o esforço da nossa União Brasileira para a Qualidade e Inovação – UBQI-ES em fase de reestruturação e composição de nova diretoria e em adição, o trabalho que Danilo vem executando em seu mandato e tudo que se pode fazer em termos de sinergia para uma verdadeira revolução de gestão e liderança no nosso ES e em todo o Brasil através de uma nova forma de administrar e obter resultados em alto nível de desempenho.

Nosso ponto de reflexão e abertura para novas ideias foi auxiliado pelo diagrama do “Triangulo de Gestão” que cumpre procedimentos de foco no cidadão e na melhoria da sua Qualidade de Vida com racionalidade de investimentos. Podemos chamar esta equação de QUALIDADE TOTAL NO SERVIÇO PÚBLICO. Vejamos o gráfico a seguir:

São 8 grandes etapas de um modelo denominado Planejamento Estratégico Situacional onde cada uma destas etapas conecta-se com a seguinte validando liderança, esforço e resultados, sempre focando o cidadão. Este gráfico é base para vários treinamentos das equipes de governo, em especial, no caso de uma prefeitura municipal típica. Temos 78 prefeituras no ES e mais de 5.700 prefeituras no Brasil. Imagine o grande desafio que temos pela frente na busca de resultados estruturados e consistentes significando economia para o governo e melhoria para os cidadãos.

Estamos apenas começando uma nova etapa de conhecimentos, métodos, ferramentas de gestão e de liderança eficaz no ambiente do serviço público.

Liderados pelo Deputado Danilo, teremos novos encontros na ALES e também na abertura de contatos com gestores públicos interessados nesta revolução da liderança e resultados.

Estamos dando um primeiro passo mesmo sabendo que o caminho é longo, devemos nos lembrar do 1o. Ponto do Dr. Deming (do seu livro Saindo da Crise – Out of the Crisis):

Crie uma constância na melhoria de produtos e serviços

Esta ideia não é para dar lucros para a organização. E para se manter eficiente e eficaz e criar novas demandas através da inovação. pesquisa. melhoria continua e manutenção. Isso significa dedicação total a qualidade, produtividade e serviço – hoje e no futuro.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.