1.941 - Auditoria da Qualidade dos Recursos Humanos - Qualitymark

Nosso Gestão & Resultados apresenta hoje mais um lançamento da QUALITYMARK EDITORA, nossa parceira nos vários projetos que envolvem gestão, liderança, sistemas da qualidade, recursos humanos, inovação e outros temas focados na produtividade e competitividade das organizações.

VEJA NOSSO DESTAQUE DE HOJE:

A Auditoria Contábil-Financeira e a da Qualidade são mais longevas que a de Recursos Humanos. Uma das razões do surgimento tardio na área de RH deveu-se a um velho paradigma de que essa área não lida com coisas concretas, mensuráveis e homogêneas, pois os comportamentos e ações humanas são subjetivos e heterogêneos essencialmente.

Em 1985, Dayle Yoder já comentava esse negativismo ao assinalar que “…a essência do êxito da gestão de pessoal é a manutenção de uma atmosfera e tom intangíveis”. Mais adiante ele reafirma que “…as atividades de recursos humanos resistem a qualquer medida de avaliação e medição”.

Só se admitia a Auditoria numa única área de RH, por ser homogênea e estar presa a atividades padronizadas. Uma tinha caráter cartorial e estava disciplinada por normas (leis, decretos, CLT, Previdência Social etc.). A outra tinha conotação financeira, por efetuar o pagamento de pessoal. Esta função é representada pelo Departamento de Pessoal (DP), que é a única área de RH auditada há longos anos.

Porém, com o advento da Revolução da Qualidade ficou provado que se pode avaliar, quantificar ou auditar qualquer atividade, quer seja material (bens e produtos) ou imaterial (serviços).

O RH é essencialmente um prestador de serviços, logo também pode ser auditado.

Este livro explica em detalhes toda a metodologia e as fases de uma auditoria em todos os segmentos de RH, sendo a primeira obra completa, de conteúdo teórico-prático, sobre esse tema, sem similar tanto no idioma português como no espanhol.

AUTOR:  THADEU DO COUTO

Graduado em Economia, Administração de Empresas, Psicólogo, Pós Graduado em Docência superior e Mestre em Gestão de Sistemas Integrados, com formação no Japão e Itália. Foi diretor de UBQ- União Brasileira da Qualidade e da ABRH-RIO. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação em várias Universidades e Faculdades. Graduado em Economia (UERJ), Administração de Empresas.

Compre seu exemplar no www.qualitymark.com.br

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.