11:21 lança divisão focada no terceiro setor

Em 2025, a 11:21 faz vinte anos, e desde a sua fundação vem criando para o terceiro setor, com múltiplos exemplos de campanhas e ideias que ajudaram nas causas mais justas de nossa sociedade.  Pensando na ampliação desta dedicação, a agência lança em janeiro a 11:21 Devolve, uma divisão especializada em estratégias e campanhas para ONGs e causas, que já começa com clientes e campanhas em produção.

Para iniciar as celebrações de seus 20 anos, agência lança 11:21 Devolve – Disque Denúncia Rio, Instituto da Providência e Child Fund Brasil são algumas das marcas fundadoras da nova divisão. Gustavo Bastos, (foto) CEO e CCO da agência, celebra: “Usar o nosso talento para devolver à sociedade um pouco do que recebemos nesses vinte anos é uma alegria. Se você tem uma ONG, ou uma causa e precisa de comunicação, fale com a gente.”

Moradora de Nova Venécia ganha caminhão de prêmios e carro zero em promoção do Sicoob –  O ano de 2025 vai começar de uma forma inesquecível para uma moradora da cidade de Nova Venécia, região norte do Espírito Santo. A cena que a maioria só conhece pela televisão, aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 13 de dezembro. Na ocasião, Edna Aparecida Novelli Inoch, contemplada pela promoção Poupança Premiada do Sicoob, recebeu um caminhão de prêmios e um carro zero km. A entrega foi realizada na agência da cidade em clima de surpresa e emoção: Edna foi chamada até o local com a justificativa de que receberia uma Smart TV 50’ como prêmio. Após a entrega e um café da manhã, ela recebeu um cartão e descobriu o verdadeiro prêmio: um Renault Kwid zero km, acompanhado por um conjunto de itens para sua casa, incluindo geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar, cama box com baú e colchão, um notebook e um smartphone. 

 “O Sicoob busca transformar vidas por meio de iniciativas como a Poupança Premiada Sicoob, que incentiva o planejamento financeiro e ainda oferece a chance de conquistar prêmios que realmente fazem a diferença”, destacou o diretor-executivo do Sicoob Conexão, Alair Giuriato. A ganhadora é dona de uma pequena loja de aviamentos em Nova Venécia e ficou muito emocionada ao saber que tinha ganhado tantos prêmios: “Eu estou até agora sem acreditar. Quer dizer, estou acreditando porque está tudo aqui, mas foi uma surpresa muito grande. Quando me falaram da televisão, eu já fiquei emocionada, imagine um caminhão de prêmios e um carro?! Eu nunca tinha ganhado nada na vida, mas o Sicoob transformou a minha sorte”, celebrou. O gerente da agência de Nova Venécia, Gilmar Paixão, participou da entrega e disse que o dia seria de festa na cidade: “Ficamos muito felizes por nossa poupadora ter sido contemplada com esse prêmio a nível de Brasil. O dia hoje vai ser todo de festa, comemorando com a Edna. E em 2025, a promoção continua. Aproveito para convidar todas as pessoas a conhecerem o Siccob e ser nosso cooperado”, convidou.

Detalhes da promoção – A Poupança Premiada do Sicoob somou R$ 455 milhões em prêmios nesta edição. A cada R$ 200 aplicados na poupança, o participante ganha um número da sorte para concorrer. Neste ano, a promoção distribuiu este ano 200 vale-compras de 50 mil pontos Coopera, equivalentes a R$ 1 mil, que podem ser usados para adquirir milhares de produtos e serviços com descontos exclusivos no site, além do grande sorteio final que premiou com o “Kit Casa Nova”. Na foto acima, da esquerda para a direita: Paulo Roberto, Diretor de Riscos do Sicoob Conexão,  Adriano Sacconi, Vice-presidente do Sicoob Conexão, Alair Giuriato, Diretor-executivo do Sicoob Conexão, Gilmar Paixão, Gerente da Agência de Nova Venécia, Edna Aparecida Novelli Inoch e seu marido, ganhadora da promoção, Victor De Freitas Silva, supervisor Comercial de Investimentos e Previdência e Nivaldo Mauri, Diretor de Negócios do Sicoob Conexão.

Banco do Brasil lança campanha de sustentabilidade com o movimento “A gente se importa” – Com o objetivo de ajudar as pessoas a compreenderem o universo do ASG (ambiental, social e governança) e reforçar o seu compromisso e propósito em torno do tema, o Banco do Brasil apresenta o movimento “A gente se importa”. Ao questionar “Quem se importa?” nas peças, a campanha propõe uma reflexão direta e otimista sobre o papel do ser humano em ajudar a reverter o quadro de crise ambiental, intolerância, desigualdade e preconceito. “O Banco do Brasil já é reconhecido como o banco mais sustentável do mundo, e acreditamos que esse pertencimento pode ir além, com uma comunicação forte que relate o comportamento humano, mas que também mostre formas de reverter o quadro que vivemos hoje. Para o BB, as pessoas podem mudar o rumo da história. E assim nasce o movimento: a gente se importa”, comenta Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.  Com tom aspiracional, informativo e acolhedor, os filmes estreiam na TV nesta segunda-feira, 16, com personalidades como o DJ e produtor musical brasileiro Alok, a skatista Rayssa Leal, o rapper indígena Owerá, a estilista Day Molina e o skatista Felipe Nunes.

A comunicação ainda conta com mídia exterior e uma intensa entrega digital que envolve influenciadores digitais plurais.  “A sustentabilidade faz parte da nossa estratégia e da razão de ser do Banco do Brasil. Nosso papel é seguir direcionando esforços, cotidianamente, na construção de soluções ASG e no apoio e engajamento dos nossos clientes, parceiros e sociedade na construção de um futuro mais inclusivo, verde e sustentável. Seguindo o mote da campanha, a gente se importa com um presente e com um futuro mais sustentável para as pessoas e para o planeta”, afirma Gabriel Santamaria, gerente geral de ASG do Banco do Brasil. Em estratégia inédita para o BB, o feed das redes sociais do Banco está completamente dedicado à campanha “Quem se importa?”.  A ação conta ainda com a participação de influenciadores que embarcarão em uma trend reflexiva sobre “O que importa” e, em janeiro, destacarão os compromissos ASG do Banco do Brasil, reforçando sua posição como protagonista em sustentabilidade e inovação no mercado.

“Mais do que comunicar as ações de ASG do BB, o desafio de comunicação para a nova campanha é também o de reafirmar o Banco como um agente de transformação, comprometido em construir um futuro mais sustentável para o planeta e para a sociedade. Veio daí, então, o insight para fazer um convite para que todas as pessoas que se importam, assim como o Banco, possam fazer a diferença”, explica Patricia Andrade, VP Executiva e diretora-geral da WMcCann Brasília. Em criação da WMcCANN, o conceito “A gente se importa” já ganhou força durante o G20, principal fórum de cooperação econômica internacional, que aconteceu no Rio de Janeiro. Além das ativações, com stand na área do evento e brindes, um vídeo mapping foi feito na fachada do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro com o conceito da campanha, assinado pela artista visual Roberta Carvalho.

FILME DO BB

 

Ficha Técnica:

Agência: WMcCANN

Cliente: Banco do Brasil

Produto: Institucional

Nome da campanha: Sustentabilidade 2024

Time do Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Lidiane Christina, Elvis Kleber, Marianne Maia, Thiago Jorge, Isabel Rodrigues, Bruna Abdala e Nadja Mayumi

CEO: Renata Bokel

COO: Carol Escorel

VP executiva e diretora-geral da WMcCann Brasília: Patrícia Andrade

CCO: Dani Ribeiro

Direção de Criação: Fábio Ludwig

Diretor(a) de Criação Associado: Raoni Leão

Criação: Sabrina Koman, João Quadros, Caio Soares, Vinicius Fuly, Maurício Perussi, Vinicius Assis e Kevin Amaral.

CSO: Agatha Kim

Planejamento: Ricardo Baub e Kildery Oliveira

Diretora-Executiva de Conteúdo: Larissa Magrisso

Conteúdo: Josa Muriel, Bárbara Salles, Taynara Souza e Rayanne Portugal

Diretor(a) de Negócios: Dilma Lima

Atendimento: Viviane Bento, Ângela Saliba, Gabriela Miranda, Thaís Santos e Maria Eduarda Ximenes

VP de Mídia: Andreia Abud

Mídia: Giuliana Chekin, Glenda Tegumia, Anderson Lima, Thyessa Benincasa, Bianca Amarante e Ana Beatriz

VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel

BI: Juan Brandão, Luis Paes e Lucas Abiscula

Head de Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Camilla Mendes, Taíta Kuhn e Fabiana Dias

Produtora do filme: Untitled

Direção: Jabuka

Produtora Executiva: Karin Nantes

Atendimento: Danielle Makauskas

Coordenação: Camila Gouveia

Assistente de Atendimento/Coordenação: Ana Carolina Fernandes

Secretária de Produção: Valquíria Lapa

1º Assistente de Direção: Eduardo de Moraes

2º Assistente de Direção: Ana Bianco Cesar

Diretor de Fotografia: Fernando Bertolucci

1º Assistente de Câmera: Mauro Imperatrice

2º Assistente de Câmera: Parvati Louize

Diretora de Arte: Clô Azevedo

Diretora de Produção: Tatiana Ueda

Assistente de Produção: Sara De Rizzo

Produtora de Elenco: Tuca

Produtora de Objetos: Juliana Assumpção

Produtor de Locação: Fabiano Ramos, André Bustamante e Samuel de Castro (Samuka)

Produtor de Figurino: Katia Grisolia

Make/Hair: Beto

Foto Still / Making of: Gabriela Mo

Pós Produção: Space Gorilla Post

Produtora Executiva de Pós Produção: Ana Ourique

Coordenadora de Pós Produção: Rafaela Bitencourt

Assistentes de Pós Produção: Danilo Ferreira

Finalizador: Mauro Linberger

Assistente de ilha: Henrique Freitas

Montador: Jabuka e Felipe Ferro

Assistente de Montagem: Alex Valtriani

Motion: Guilherme Mourão

Ilustradoras: Mila Milanesa e Tainá Ferrari Wagner

Supervisor VFX: Marcell Hernandes

Compositores: Alexandre Carvalho e Valdo Caetano

Pesquisa de Imagem: Sidney Monteiro da Cunha

Color Grading: Clandestino

Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo

Colorista Assistente: Luiza Freire

Conform: Lira Kim

Atendimento: Elciane Madga

Coordenação: Gabriel Alvim

Financeiro: Silvia Dotta

Supervisão de Imagem: Alexandre Cristófaro

Produtora de Som: S de Samba

Direção Musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira

Produção Musical: Diego Guimarães

Sound Design, Mixagem e Finalização: Antonio Arruda e Rodrigo Tedesco

Atendimento: Meg Magro

Coordenação de Produção: Lara Fratucelli

Locutora: Paula Cohen

Música: “Sina Vaishu”

Autoria: Alok Achkar Peres Petrilla e Joaquim Luis Yawanawa

Intérpretes: Alok e Yawanawa Saiti Kaya

Produção Musical: Alok, Kohen, Jones, Fernando Garibay, Daniel Padilla, Ramiro Padilla

Curadoria e Gestão Artística: Cara de Conteúdo Produções Artísticas

Personalidades: Dayana Molina e Owerá

Projetos: Nathalia Brito e Renata Spíndola

Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

Revista Negócio Rural vence Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 2024 no Espírito Santo – Os vencedores capixabas da edição 2024 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional foram conhecidos nesta segunda, 16 de dezembro, em Vitória, durante almoço de confraternização anual com a imprensa. A revista Negócio Rural venceu a categoria Estadual Profissional e um estudante do Laboratório de Comunicação e Mercado do Centro Universitário Faesa levou o troféu na categoria que contempla os estudantes de comunicação. O superintendente estadual do BNB no Espírito Santo, Lourenzo de Oliveira, realizou a entrega dos troféus e prêmios, no valor de R$ 8 mil e R$ 5 mil, respectivamente. “Bailarinas voadoras usam o cooperativismo para produzir alimentos” foi o tema da reportagem que rendeu o prêmio na categoria Estadual Profissional ao jornalista Júlio César Huber. “Esse prêmio é um reconhecimento a um trabalho que a gente faz com muito carinho, muita dedicação, assim como todos os textos que a gente propõe a fazer. Mas esse das abelhas me marcou muito, porque foi um assunto que eu achei envolvente. Mostra um pouco da importância das abelhas para a produção de alimentos, não só do Brasil, mas no mundo. É uma satisfação muito grande ter tido esse reconhecimento do Banco do Nordeste, que tem uma atuação muito grande no norte do Espírito Santo, principalmente no agronegócio”, pontuou Júlio.

Troféu da categoria Estadual Universitário foi para estudante do Laboratório de Comunicação e Mercado do Centro Universitário Faesa   – O estudante Bruno Caetano Andrade venceu em sua categoria com o trabalho “O Futuro das Cidades Capixabas com a Produção de Energias Renováveis”. “Esse prêmio é o resultado de um trabalho que a gente vem tendo na faculdade. O tema que eu trouxe achei muito importante desde o início, porque penso muito na nossa cidade, em entender as questões que estão envolvendo Vitória e como que isso vai se reverberar no futuro. Foi a partir disso que eu pensei na proposta. E quando eu vi o tema do prêmio, percebi que fazia muito sentido conectar isso com soluções inteligentes, soluções renováveis e aí acabou funcionando”, disse o estudante.

Para  2025 a ampliação dos recursos do FNE para o EstadoO superintendente estadual do BNB no Espírito Santo, Lourenzo de Oliveira, além de parabenizar os premiados, aproveitou o momento para falar das perspectivas do BNB para o ano de 2025.  Esse momento de confraternização com a imprensa é muito importante, porque os profissionais tem ajudado bastante a divulgar o trabalho do BNB no Espírito Santo e, assim, nos tornarmos cada vez mais conhecidos. Era um grande desafio que nós tínhamos com a criação da superintendência estadual. Em 2025, conquistamos uma ampliação dos recursos do FNE para o Estado, passando de R$ 780 milhões destinados esse ano para R$ 1,1 bilhão no ano que vem. Teremos então, em 2025, cerca de 2,5% de todo o orçamento do FNE. E conseguimos ainda o compromisso da gestão do BNB de crescermos 0,5% a cada ano, até alcançar 5% do orçamento total. Além disso, estamos ampliando a atuação dos programas de microcrédito urbano e rural, com a instalação das gerências estaduais. E iremos abrir estruturas de atendimento nas cidades de Baixo Guandu, Aracruz, Pinheiros, Pedro Canário, Pancas, São Mateus e Barra do São Francisco”, ressaltou Lourenzo. Puderam concorrer ao prêmio trabalhos jornalísticos profissionais e acadêmicos que retrataram ações promotoras de desenvolvimento regional na área de atuação do BNB. Os inscritos concorreram a 31 premiações, sendo pago aos vencedores o total de R$ 300 mil, com valores individuais que variaram de R$ 5 mil a R$ 38 mil.

Casa 96 e Bauducco trazem a magia do Natal para os PDVs com a campanha “A Magia do Natal Começa com Bauducco” – Em mais um ano de parceria, a Casa 96 e Bauducco lançam a campanha de Natal 2024 nos PDVs, reforçando o conceito “A Magia do Natal Começa com Bauducco”. Com o objetivo de “Bauduquizar o Natal”, a ação se destaca pela presença marcante nos pontos de venda, oferecendo uma experiência imersiva e encantadora para os consumidores em um dos momentos mais aguardados do ano. A campanha, que está ativa em milhares de pontos de venda de redes como hipermercados, supermercados e lojas de conveniência, apresenta uma série de peças que utilizam o icônico amarelo Bauducco e elementos luminosos para criar uma ambientação que transforma o momento de compra em uma verdadeira celebração natalina.  A ação nas lojas busca reforçar a presença da Bauducco nos lares brasileiros com seus produtos clássicos, especialmente o Panettone, carro-chefe da marca no período natalino. 

Campanha transforma milhares de pontos de venda com o icônico amarelo Bauducco  – A Casa 96, conhecida por sua expertise em ativações de PDV, utiliza design, tecnologia e inovação para criar peças que chamam atenção e interagem com os consumidores de forma lúdica e funcional, oferecendo uma experiência única no momento da compra. “Nossa parceria com a Bauducco já dura mais de dois anos, e cada campanha é um novo desafio para superar expectativas. Em 2024, levamos o conceito ‘BIG & BOLD’ para outro nível, fazendo com que as peças de PDV transcendam o varejo e ganhem as ruas, como a nossa icônica caixa de Panettone iluminada, que anuncia a chegada do Natal de forma grandiosa,” comenta Denise Medolla, fundadora e sócia da Casa 96. A campanha visa criar um Natal inesquecível para as famílias brasileiras, destacando-se pela originalidade e pelo impacto visual. Com a assinatura criativa da Casa 96, a Bauducco mais uma vez reafirma seu protagonismo no mercado e no coração dos consumidores durante as festas de fim de ano.

Novo Nordisk anuncia nova campanha institucional focada em obesidade e idealizada pela iD\TBWA – A ciência sobre obesidade avançou muito nos últimos anos, principalmente alavancada pelos avanços na medicina. A Novo Nordisk, líder global em saúde, tem um papel muito importante nesse histórico de pesquisa e desenvolvimento. Com o compromisso de impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, incluindo a obesidade, a companhia lança sua nova campanha “Um Novo Norte Contra a Obesidade”, produzida pela agência iD\TBWA, com foco na atuação da companhia em ciência, tecnologia e inovação. Com uma trajetória de mais de 100 anos dedicada à pesquisa, a companhia estabeleceu-se como referência por meio de avanços pioneiros na área da saúde. “Nos últimos anos, a ciência relacionada à obesidade progrediu significativamente, especialmente impulsionada pelas inovações médicas. A Novo Nordisk tem desempenhado um papel fundamental nesse avanço, comprometida com seu propósito de impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, incluindo a obesidade. O lançamento da campanha reflete todo esse esforço”, declara Simone Tcherniakovsky, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk. 

Marca a nova fase da empresa e a posiciona como referência em pesquisa e inovação no tratamento da obesidade  – A campanha “Um Novo Norte Contra a Obesidade” contará ainda com branded content e o apoio de influenciadores digitais para ampliar a comunicação nas redes e popularizar as suas mensagens. Em busca de atingir todos os públicos, a iD\TBWA pensou em uma campanha integrada, com mídia OOH (Out of Home) em grandes cidades do país, com foco principal em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre e em diversas outros municípios da Região Sul. Elas receberão painéis digitais em pontos estratégicos das metrópoles, se conectando com o público durante a correria do cotidiano. A ação também contará com inserções em canais de TV por assinatura como o Discovery Home and Health, Multishow, GNT, Viva, Telecine, SporTV, Warner e UOL TV.

Um Novo Norte Contra a Obesidade  – “É importante reconhecer que este novo entendimento sobre a relação entre peso e saúde é resultado de extensas pesquisas científicas, para as quais estamos contribuindo. Além disso, compreender a obesidade como uma doença e tratá-la adequadamente pode ser o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável”, endossa Simone. Para Camila M. Costa, CEO e sócia da iD\TBWA, a idealização desta campanha para a Novo Nordisk, que marca o início da relação com a líder global em saúde, representa o quanto o time multidisciplinar da agência está atento às mudanças no setor, que tem se preocupado cada vez mais com a prevenção e combate às doenças crônicas.

“A parceria com essa empresa referência em saúde fortalece o nosso posicionamento como agência que busca desenvolver campanhas alinhadas a grandes propósitos e com a ‘Um Novo Norte Contra a Obesidade’ não foi diferente. Nos abastecemos do amplo conhecimento da Novo Nordisk sobre o tema da obesidade e diversos dados de pesquisas realizadas por eles para embasar nossa criatividade e estratégia de segmentação e de canais.  Inovamos nas comunicações em OOH, amplificadas por influenciadores e especialistas, promovendo uma conexão com milhões de brasileiros de maneiras simples e objetiva”, finaliza Camila. Os primeiros filmes da campanha já estão disponíveis no canal da Novo Nordisk no YouTube. Nas próximas semanas serão lançadas as demais peças audiovisuais, tanto nas redes sociais, quanto na televisão.

 Filme

FICHA TÉCNICA

Agência: iD\TBWA

Cliente: Novo Nordisk

Produto: Institucional

Aprovação do Cliente: Ricardo Castellani, Paulo Justus, Erika de Souza, Andrea Nwabasili e Deborah Moratori

CEO: Camila Costa

CSIO: Marco Sinatura

CMDO: Thiago Fernandes

Diretora Executiva de Negócios: Alessandra Sant’Ana

Marketing & New Business Director: Marina Fagionato

Diretor Executivo de Criação: Sthefan Ko

Diretor de Criação: Guga Diehl e Jorge Ponce Betti

Diretora de Criação Associada: Clarissa Astigarraga

Criação: Jorge Ponce Betti, André Pauletti, Pedro Teixeira, Murilo Dada, Renata Freitas, Placido Possam e João Vitor

Negócios: Zuma Mota, Manuela Motta e Stephanie Almeida

Canais & Engajamento: Vanessa Farina, Bruno Faria, Pedro Ferrari e Rafaela Brito

Planejamento: Juliana Meirelles, Cesar Fuster e Beatriz Santos

Brand Social: Juliana Aquino

Gerência de Influs: Renato Santoliquido e Marcos Oliveira

Execução de BI: Priscila Sanita, Eduardo Bernardo e Ana Miranda

Operações: Thiago Carneiro, Daniel Gonçalves e Grazielle Paim

Produtora de Imagem: Indie / La Carretera

Produção: Paula Saraiva, Adriana Silva e Marisa Toledo

Edição: Kauê Gomes, Bruna Elizabeth e Bruna Streng

Produtora de som: PUNCH AUDIO

Produção: Mariano Alvarez

Criação: André Namur

Produtora Executiva: Lili D. Aragoni

Atendimento: Ale Pais e Gabi Takan

Coordenação de Produção: Cristiane Oliveira e Karina Coviello

Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê

Locução: Luciana Caruso

Didimo Effgen
Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.
Midia & Mercado

A coluna de Didimo Effgen explora as dinâmicas das mídias e do mercado digital, trazendo novidades sobre tecnologia, redes sociais e estratégias de marketing digital. A coluna oferece insights sobre como as tendências estão moldando o comportamento do consumidor e impulsionando novos modelos de negócios.