1931- Inovação e Kaizen - competição ou sinergia?

Participação especial: Consultor Leanked, Nils Alves ·

Inovação e Kaizen (melhoria contínua) são opostas? Podem ser integradas? Ou é tudo uma questão de perspectiva?

Embora sejam dois temas que surjam normalmente em reuniões estratégicas para tomada de decisões, a verdade é que acabam por ser um pouco paradoxais. Grande parte das empresas e indústrias, existe duas formas de resolver os problemas, seja através de:

  • Inovação tecnológica – em maquinaria e sistemas relacionado a um elevado investimento;
  • Kaizen – bom senso, método de criatividade e qualidade e ferramentas de baixo custo, checklists e cultura organizacional.

A inovação implica destruição criativa: os produtos inovadores destroem ao mesmo tempo que criam. Esses novos produtos destroem velhas técnicas, estruturas e postos de trabalho. Do mesmo modo, são:

  • Criadas novas técnicas;
  • Definidas novas estruturas;
  • Criadas novas oportunidades de emprego.

O progresso é uma consequência deste processo destruidor e criativo.

A destruição criativa acaba por fazer uma seleção natural das empresas, promovendo as que tenham agilidade para acompanhar a mudança. Para uma empresa sobreviver são necessários fatores como a criatividade e a paixão, de forma a despertar a destruição criativa e a descontinuidade.

Por outro lado, o Kaizen procura, através do envolvimento das pessoas, simplificar processos e atingir níveis excepcionais com os recursos disponíveis.

Um pequeno exemplo:
Uma peça para ser produzida passa por diversos postos de fabricação. No último posto de trabalho é verificada.
Hipoteticamente, caso a peça não esteja conforme na sua origem só será identificada no final do processo produtivo. Iremos trabalhar uma peça que está não conforme alocando custos de transformação, tempo de produção e pessoas.

A solução está em realizar um controle à entrada e saída de cada posto de fabricação, sendo que se estivesse não conforme deverá ser imediatamente corrigida.

INOVAÇÃO E KAIZEN – Quadro da integração esforços, sinergia e resultados.

Inovação e Kaizen

Na perspectiva Kaizen, a qualidade é responsabilidade de todos e não só de um departamento específico.

Existem empreendedores e consultores de sucesso que defendem uma em prol da outra, por exemplo Vijay Govindarajan: defende que quanto mais a empresa estiver estruturada sob a gestão da qualidade, menor será a presença de inovação, isto porque está completamente regulamentada e definida.

Ou seja, por um lado existe o Kaizen japonês e a sua forma de pensar orientada ao processo. Por outro lado, existe o pensamento ocidental orientado para a inovação e para os resultados.

O ideal é um equilíbrio onde as pessoas sejam inovadoras e criativas, e em simultâneo melhorem continuamente os processos envolvendo-se nos mesmos. É papel das empresas e dos respetivos líderes decidir quando devem utilizar cada uma das abordagens na sua estratégia, tendo em consideração as necessidades do mercado e os limites da sua organização para que possa sobreviver e crescer.

Artigo original de Nils Alves
Blog  Leanked – Aveiro, Portugal.

Ilustrações: Getúlio A. Ferreira

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.