O IMPACTO AUSTRÁLIA
No dia 20 de Novembro passado, chegamos à cidade de Brisbane, na Australia, após longa viagem de cerca de 14.500 km e quase 30 horas de voo. Esta viagem teve a inspiração e coordenação de Ricardo, meu filho e companheiro de grandes batalhas na área da Qualidade e sua esposa Luciana. Em breve estaremos relatando aqui no Blog nossas experiências e pontos de destaques abordando a qualidade percebida do que estamos vivenciando neste belo país.
O momento atual de final de ano, reforça a nossa experiência, que está sendo propícia para uma série de reflexões, questionamentos, benchmarks, conhecimentos técnicos e culturais advindos e evidenciados neste curto espaço de tempo no país. * Na foto, o prédio histórico da Prefeitura de Brisbane.
Seja no Brasil ou aqui na Australia as habilidades gerenciais requeridas para o enfrentamento de dificuldades, crises ou objetivos desafiadores são as mesmas. Sob esta premissa produzimos a seguir 7 tópicos que devem ser observados pelos líderes na busca da excelência em termos de resultados organizacionais/empresariais para a sobrevivência e crescimento no futuro próximo.
O DESAFIO GLOBAL DA LIDERANÇA – De Olho em 2024 e Anos Futuros
À medida que um novo ano se aproxima, os líderes enfrentam uma série de desafios cruciais. A incerteza contínua, as rápidas mudanças no cenário econômico e social, bem como a necessidade de adaptação constante, destacam-se como alguns dos principais desafios que os líderes devem encarar, aqui e no mundo como um todo:
- Adaptação à mudança: O ambiente empresarial está em constante evolução, seja por avanços tecnológicos, novas demandas dos consumidores, concorrentes mais fortes ou mudanças regulatórias. Os líderes precisam estar prontos para se adaptar e transformar suas estratégias e processos conforme necessário.
- Gestão de equipes remotas ou híbridas: Com a continuidade do trabalho remoto ou modelos híbridos, os líderes enfrentam o desafio de manter equipes conectadas, motivadas e produtivas, ao mesmo tempo em que promovem um ambiente de trabalho flexível, saudável e inclusivo.
- Liderança autêntica e inspiradora: A capacidade de inspirar, motivar e guiar os membros da equipe é essencial. Os líderes enfrentam o desafio de manter uma liderança autêntica, transparente e que ressoe com os valores da organização.
- Foco na saúde mental e bem-estar: A pandemia ressaltou a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Os líderes devem priorizar o bem-estar de suas equipes, oferecendo suporte e recursos para lidar com o estresse e promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
- Inovação e resolução de problemas: Estimular a criatividade e a inovação é fundamental para o crescimento contínuo. Os líderes precisam encorajar uma cultura que valorize novas ideias e aborde desafios com soluções inovadoras.
- Diversidade, equidade e inclusão: Líderes devem continuar promovendo ambientes de trabalho inclusivos, onde a diversidade é valorizada e as oportunidades são acessíveis a todos, independentemente de origem, gênero ou identidade.
- Responsabilidade social e sustentabilidade: A pressão por práticas empresariais éticas e socialmente responsáveis continua a aumentar. Os líderes enfrentam o desafio de incorporar a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa nas estratégias empresariais.
Enfrentar esses desafios exigirá resiliência, flexibilidade e uma mentalidade aberta para abraçar mudanças. Os líderes que priorizarem o bem-estar de suas equipes seja aqui na Australia, no Brasil ou qualquer outro país focado no crescimento e competitividade, devem promover a inovação e adaptar suas estratégias estando melhor preparados para liderar suas organizações rumo ao sucesso no novo ano que praticamente já chegou.
Nos próximos artigos, iremos abordar experiências e percepções sobre gestão, liderança, qualidade no atendimento e espírito comunitário e cidadania na Australia.
Deixamos aqui nossos votos de Natal e Ano Novo com a presença marcante da nossa Academia Brasileira da Qualidade – ABQ – Visite-nos em www.abqualidade.org.br