2002 - DIA DOS PROFESSORES - Um dia extremamente importante para as nossas vidas

Os desafios dos professores no mundo moderno

Hoje, 15 de Outubro é o DIA DOS PROFESSORES dentro do que podemos dizer pela grande importância, a SEMANA DOS PROFESSORES. Praticamente impossível listar aqui todos aqueles que influenciaram definitivamente o meu caminho (e ainda influenciam) até aqui na minha vida como ser humano antenado com a qualidade de vida, sobrevivência e crescimento profissional.

Ministrar aulas, como jovem professor na ETEIT – Escola Técnica da UNIVALE, e do MIT – Minas Instituto de Tecnologia, hoje UNIVALE, em Gov. Valadares, nas disciplinas de Desenho Técnico e Cálculo Numérico e Nomográfico, trouxe para a minha pessoa uma abertura de portas e caminhos fundamentais para chegar até aqui. Em tempo: estamos já chegando aos 50 anos de formados em engenharia pelo MIT, em 2026 – o tempo passou velozmente!

Neste post vamos dar um salto a partir do ponto inicial nos anos 70 aos dias atuais. Das tecnologias do mimeógrafo, réguas T e régua de cálculo ao mundo atual das tecnologias exponenciais, ou seja desafios do passado x desafios do presente/futuro.

OS NOVOS DESAFIOS – E agora?

Os professores hoje, neste mundo 5.0, enfrentam uma série de desafios no contexto atual, marcado por um mundo acelerado, digitalizado e complexo. Entre esses desafios, alguns se destacam:

  1. Adaptação à Tecnologia e à Educação Digital

O uso crescente da tecnologia transformou a educação, mas também trouxe grandes desafios. Muitos professores precisam se adaptar rapidamente a novas plataformas, ferramentas e metodologias de ensino, como o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos educativos e outras tecnologias. Além disso, nem todos os professores possuem a mesma familiaridade com essas ferramentas, o que exige constantes atualizações e formação profissional. E a tão impactante Inteligência Artificial? Como estão ou estaremos nesse ambiente impactante?

  1. Gestão de Sala de Aula

Em um cenário de múltiplos dispositivos, redes sociais e distrações digitais, a gestão de sala de aula se tornou ainda mais complexa. Manter a atenção dos alunos e lidar com comportamentos disruptivos pode ser um grande desafio, especialmente quando os estudantes estão constantemente conectados e expostos a uma enorme quantidade de informações externas. Vejo claramente esta situação com os meus 3 netos: Ana Júlia, Bernardo e Daniel e fico imaginando como eles lidam com os seus respectivos professores considerando esses comportamentos críticos desafiadores.

  1. Diversidade e Inclusão

A diversidade nas salas de aula é cada vez maior, com alunos que apresentam diferentes níveis de habilidades, culturas, etnias e estilos de aprendizagem. Isso exige que os professores adaptem suas abordagens pedagógicas para garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, possam aprender de forma eficaz. A inclusão de estudantes com necessidades especiais, por exemplo, requer conhecimento específico e abordagens diferenciadas.

  1. Pressão por Resultados e Avaliações Padrão

A pressão para alcançar resultados rápidos e visíveis, muitas vezes com base em avaliações padronizadas, coloca um fardo adicional sobre os professores. O foco excessivo em exames e resultados pode limitar a liberdade pedagógica, desconsiderando o aprendizado holístico e o desenvolvimento emocional dos estudantes. Isso pode resultar em um ambiente de ensino mais voltado para a performance do que para a aprendizagem significativa. Fica a pergunta: Como devemos agir? Temos a resposta certa?

  1. Saúde Mental e Bem-Estar

O estresse crescente e a cobrança constante sobre os professores, tanto de gestores quanto da sociedade, têm um impacto direto na saúde mental e no bem-estar dos educadores. Muitos lidam com sobrecarga de trabalho, longas jornadas, falta de apoio psicológico e questões emocionais relacionadas ao cuidado dos alunos. A falta de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal pode levar ao esgotamento (burnout). Esse ponto tem sido discutido desde o início dos tempos pois estamos falando de comportamentos e suas consequências em termos de aprendizados e busca dos objetivos pessoais e coletivos.

  1. Desigualdade no Acesso à Educação de Qualidade

A desigualdade social e econômica afeta diretamente o acesso à educação de qualidade. Professores que atuam em contextos de vulnerabilidade enfrentam desafios adicionais, como a falta de infraestrutura adequada, materiais pedagógicos, acesso à internet e até mesmo problemas de segurança nas escolas. Isso exige uma criatividade (e investimentos) ainda maior para superar as limitações e oferecer um ensino digno e eficaz. Esse desafio nos leva ao sistema educacional público e neste ponto o planejamento e ação governamental deve ser prioridade total. Educação não é custo, EDUCAÇÃO É INVESTIMENTO!

  1. Motivação dos Alunos

Em um mundo de informações rápidas e estímulos constantes, a motivação dos alunos para aprender se torna cada vez mais desafiadora. Muitos alunos têm dificuldade em se engajar com os conteúdos tradicionais, principalmente quando o ensino não é percebido como relevante para o seu cotidiano. Isso exige dos professores uma capacidade de conectar os conteúdos aos interesses e realidades dos alunos, além de estratégias que despertem a curiosidade e o prazer pela aprendizagem.

  1. Desafios na Formação Contínua

A formação inicial dos professores, embora importante, não é suficiente para prepará-los para todos os desafios que enfrentam no cotidiano. A formação contínua é essencial, mas nem sempre é acessível ou efetiva. Professores precisam de oportunidades constantes para atualizar suas práticas pedagógicas, conhecer novas abordagens de ensino e lidar com os novos desafios da educação. No entanto, muitas vezes, a falta de tempo e recursos dificulta esse processo. Um exemplo marcante das empresas privadas que investem na educação e treinamento de forma continuada, é a abertura para missões técnicas, programas de treinees, exploração de benchmarks nas áreas de tecnologia – essas práticas desenvolvem treinadores ou multiplicadores das novas tecnologias com grande eficácia. Essa tática aconteceu conosco quando enfrentamos o desafio da implantação do projeto de QUALIDADE TOTAL na Cia Siderúrgica de Tubarão, realizando estágio técnico por 2 vezes na Kawasaki Steel Corporation – KSC. Em seguida este conhecimento adquirido foi multiplicado para mais de 3 mil colaboradores.

  1. Equilíbrio entre Ensino e Cuidado

Em muitos contextos, o papel do professor vai além do simples ato de ensinar conteúdos. Em escolas públicas e em áreas de maior vulnerabilidade social, os professores também assumem uma função de cuidado e orientação emocional dos alunos. Isso exige habilidades que vão além do conhecimento acadêmico e requer um suporte contínuo da comunidade escolar e das políticas públicas.

  1. Pressões Externas e Expectativas Sociais

Os professores frequentemente enfrentam pressões externas, como políticas educacionais instáveis, mudanças de currículos, normas governamentais e expectativas da sociedade. Essas pressões podem dificultar a autonomia pedagógica e gerar insegurança no trabalho, o que afeta a confiança dos educadores em sua prática.

Em resumo, o trabalho docente é mais complexo do que nunca, exigindo dos professores não apenas conhecimento acadêmico, mas também habilidades emocionais, tecnológicas e de gestão de sala de aula. A educação de qualidade depende de um equilíbrio entre as necessidades dos alunos, a formação dos professores e o apoio da sociedade, do governo e das instituições educacionais.

Nossa luta, como sempre foi, é desafiadora e faz parte da missão da nossa Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, onde temos um grupo seleto de profissionais de todos os setores constituído de praticamente 100% professores e ex-professores – Visite o nosso site: www.abqualidade.org.br.

No quadro do XI SEMINÁRIO ABQ – QUALIDADE SÉCULO XXI – Uma prévia deste grande evento programado para 27 de Novembro a ser realizado na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Temas: EDUCAÇÃO E SAÚDE. Visite o site da ABQ para maiores esclarecimentos e inscrições (gratuitas).

CONCLUINDO – Não posso terminar este texto sem citar alguns professores e professoras que ajudaram a mudar minha vida para melhor: Prof. Vicente Falconi – ABQ, ex-UFMG-FCO, Talmir Canuto e Luiz Cláudio – MIT/FPF – Profa. Tatiana – ex-MIT, Prof. Victor Mirshawa – ex-FAAP entre vários outros que vou ficar devendo o registro.

HOMENAGEM ESPECIAL – Nossa grata lembrança da prima Maria Helena que nos deixou a dois anos e que neste ano é homenageada pelo povo de Ipanema MG pela sua trajetória marcante como professora e diretoria da Escola Estadual Nilo M. Pinheiro. O novo prédio da Secretaria Municipal de Educação de Ipanema terá o seu nome. Iniciativa aprovada pela Camara através de ato do vereador Edson Adriano na gestão do prefeito Júlio Fontoura.

Getulio Apolinário Ferreira
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.