2007 - QIP - A Fórmula do Sucesso Organizacional

Reflexões para inspirar discussões e ações mobilizadoras sobre os temas Qualidade, Inovação e Produtividade e a busca de sinergia entre eles.

Qualidade

  1. “Qualidade não é um objetivo, mas um compromisso contínuo”
    Como podemos garantir que a qualidade não seja apenas uma meta pontual, mas algo que permeie todas as nossas ações diárias?
  2. “A qualidade é construída com cada detalhe”
    Em quais pequenas ações diárias podemos melhorar para alcançar um nível superior de qualidade?
  3. “Colocando o cliente no centro de tudo”
    Estamos de fato ouvindo e compreendendo as expectativas de nossos clientes? Como isso impacta a nossa qualidade?
  4. “Erros são oportunidades para melhorar”
    Como podemos transformar nossos erros e feedbacks em um aprendizado para aprimorar a qualidade de nossos processos e produtos?

Inovação

  1. “Inovar é sair da zona de conforto”
    O que estamos dispostos a fazer diferente para realmente inovar? Estamos prontos para correr alguns riscos?
  2. “A inovação é uma cultura, não um evento”
    Quais práticas diárias podem ajudar a incorporar uma cultura de inovação em nossa equipe?
  3. “Na busca da integração Qualidade e Inovação o segredo é ouvir novas ideias, por mais incomuns que pareçam”
    Temos abertura para explorar e aceitar ideias que desafiem o convencional? Como incentivamos essa abertura em nosso ambiente?
  4. “Aprender com quem faz diferente – benchmark”
    Como podemos aprender com outras indústrias, culturas e setores para introduzir novas práticas inovadoras?

Produtividade

  1. “Fazer mais com menos porém com qualidade”
    Estamos utilizando nossos recursos (tempo, materiais, talentos) da melhor forma? Como otimizar sem comprometer a qualidade?
  2. “A Produtividade começa com clareza de prioridades”
    Estamos todos alinhados sobre o que é realmente prioritário? Como isso impacta nosso foco e eficiência?
  3. “A importância de dizer ‘não'”
    Estamos conseguindo evitar distrações e atividades que não agregam valor ao nosso objetivo principal? Estamos atentos ao processo de racionalização evitando custos desnecessários?
  4. “Automação inteligente e o valor do ser humano”
    Quais tarefas podem ser automatizadas para liberarmos mais tempo para atividades que realmente exigem criatividade e análise humana?

Essas reflexões podem ajudar a orientar decisões, atitudes e metas de longo prazo, além de fortalecer o engajamento nos três temas. Quer implantar os conceitos na prática das organizações comprometidas com o sucesso e competitividade? Fale com nossa UBQI – [email protected].

Aproveitando o momento da instituição do mês da Qualidade, comemorado em todo o mundo, reforçamos o convite para a participação gratuita no XI SEMINÁRIO QUALIDADE ABQ – Veja a seguir:

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.