2007 - QIP - A Fórmula do Sucesso Organizacional

Reflexões para inspirar discussões e ações mobilizadoras sobre os temas Qualidade, Inovação e Produtividade e a busca de sinergia entre eles.

Qualidade

  1. “Qualidade não é um objetivo, mas um compromisso contínuo”
    Como podemos garantir que a qualidade não seja apenas uma meta pontual, mas algo que permeie todas as nossas ações diárias?
  2. “A qualidade é construída com cada detalhe”
    Em quais pequenas ações diárias podemos melhorar para alcançar um nível superior de qualidade?
  3. “Colocando o cliente no centro de tudo”
    Estamos de fato ouvindo e compreendendo as expectativas de nossos clientes? Como isso impacta a nossa qualidade?
  4. “Erros são oportunidades para melhorar”
    Como podemos transformar nossos erros e feedbacks em um aprendizado para aprimorar a qualidade de nossos processos e produtos?

Inovação

  1. “Inovar é sair da zona de conforto”
    O que estamos dispostos a fazer diferente para realmente inovar? Estamos prontos para correr alguns riscos?
  2. “A inovação é uma cultura, não um evento”
    Quais práticas diárias podem ajudar a incorporar uma cultura de inovação em nossa equipe?
  3. “Na busca da integração Qualidade e Inovação o segredo é ouvir novas ideias, por mais incomuns que pareçam”
    Temos abertura para explorar e aceitar ideias que desafiem o convencional? Como incentivamos essa abertura em nosso ambiente?
  4. “Aprender com quem faz diferente – benchmark”
    Como podemos aprender com outras indústrias, culturas e setores para introduzir novas práticas inovadoras?

Produtividade

  1. “Fazer mais com menos porém com qualidade”
    Estamos utilizando nossos recursos (tempo, materiais, talentos) da melhor forma? Como otimizar sem comprometer a qualidade?
  2. “A Produtividade começa com clareza de prioridades”
    Estamos todos alinhados sobre o que é realmente prioritário? Como isso impacta nosso foco e eficiência?
  3. “A importância de dizer ‘não'”
    Estamos conseguindo evitar distrações e atividades que não agregam valor ao nosso objetivo principal? Estamos atentos ao processo de racionalização evitando custos desnecessários?
  4. “Automação inteligente e o valor do ser humano”
    Quais tarefas podem ser automatizadas para liberarmos mais tempo para atividades que realmente exigem criatividade e análise humana?

Essas reflexões podem ajudar a orientar decisões, atitudes e metas de longo prazo, além de fortalecer o engajamento nos três temas. Quer implantar os conceitos na prática das organizações comprometidas com o sucesso e competitividade? Fale com nossa UBQI – [email protected].

Aproveitando o momento da instituição do mês da Qualidade, comemorado em todo o mundo, reforçamos o convite para a participação gratuita no XI SEMINÁRIO QUALIDADE ABQ – Veja a seguir:

Getulio Apolinário Ferreira
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.