Artigo da nossa colaboradora, Mestranda em Administração de Empresa UFES – Camila Dalla Brandão

As organizações, frente ao mundo contemporâneo, estão sentindo cada dia mais a importância de trabalhar em equipe, seja dentro de uma única empresa, ou nas parcerias estratégicas por elas estabelecidas. Acreditar no parceiro é pré requisito fundamental para começar um projeto, um trabalho, ou até mesmo uma simples tarefa. Um exemplo é uma partida de volei, no qual exige a participação de todos os atletas para jogar em uníssono, tendo como objetivo vencer. O jogador que está no ataque, na defesa, ou no levantamento precisa controlar todos os passos e jogar em sintonia com os demais; um sobe, desce, corta, inventa, salva etc.; e é assim também em uma empresa, onde as ações são simultâneas e todas as pessoas envolvidas precisam cooperar, fazer acontecer e desenvolver as competências essenciais para obter maior vantagem competitiva.

Diante de tantas adversidades no mercado, uma empresa deve estar preparada para possíveis mudanças; porém, nem sempre as organizações desenvolvem suas capabilidades para isso. O termo resiliência vem ganhando destaque em gestão de operações, e refere-se à capacidade de adaptação e de preparo da cadeia de suprimentos para eventos inesperados, de forma que a organização possa responder às interpretações a fim de recuperar-se, mantendo a continuidade das operações no nível desejado.

Segundo o dicionário Aurélio resiliência é a capacidade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de uma deformação elástica. Quando se trata de inovação, estar atento aos riscos e eventuais imprevistos que possam ocorrer no desenvolvimento dos processos dentro de uma organização é sempre fundamental, uma vez que as empresas investem muito em suas pesquisas, gerando novos produtos/processos, a fim de atender às necessidades do mercado e garantir sua sobrevivência.

Um dos problemas mais enfrentados pelos gestores diz respeito à necessidade de reduzir custos em face da concorrência cada vez mais acirrada; entretanto, é preciso ter bons parceiros comerciais além de uma integração eficiente, para que as informações circulem rapidamente agregando valor e diminuindo o tempo de espera, sempre zelando pela qualidade do produto/serviço. As empresas podem melhorar drasticamente a eficiência da sua cadeia de suprimentos com planejamento de demanda, programação sincronizada de produção, planejamento logístico e design de produto, com o objetivo de alcançar os efeitos esperados.

Sendo assim, meu caro gestor, se você é superticioso ou não, se acredita que o número 13 irá trazer ou levar a sorte para longe neste Ano Novo de 2013, pouco importa. O fato é que se quiser continuar competitivo, será essencial desenvolver as habilidades necessárias e as capabilidades para assim estimular a confiança na equipe e aumentar o desempenho organizacional. É preciso saber a hora exata de agir e entrar em jogo, seja salvando a bola que o levantador não conseguiu chegar a tempo, ou mesmo com aquele ataque certeiro que deixará o adversário sem chances de contra-atacar.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.