2016 - A Inteligência Emocional e a busca da Produtividade

Abordamos hoje o famoso e importante livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, uma obra clássica que explora como as emoções impactam o comportamento humano e como a inteligência emocional (IE) pode ser desenvolvida para melhorar a vida pessoal e profissional (Publicado inicialmente em 1995 pela editora Objetiva). Seguem dicas práticas extraídas das ideias principais do livro, relacionadas ao crescimento e produtividade do ser humano acompanhadas da pergunta – Essas dicas servirão para os comportamentos dos dias atuais? Nossos gestores/líderes estariam sintonizados com este conjunto de comportamentos? –

Vamos às 10 dicas selecionadas:

  1. Autoconsciência: Conheça suas emoções para se conhecer melhor
  • Aplicação prática: Reserve momentos para refletir sobre seus sentimentos em diferentes situações. Isso ajuda a entender o que motiva ou bloqueia seu crescimento pessoal.
  • Na produtividade: Identificar emoções negativas, como frustração ou procrastinação, ajuda a controlar esses impulsos, otimizando o foco no trabalho.
  1. Autocontrole: Gerencie suas emoções para agir com equilíbrio
  • Aplicação prática: Em situações de estresse, pratique técnicas como respiração profunda ou meditação para não reagir impulsivamente.
  • Na produtividade: Controlar emoções como raiva ou ansiedade permite tomar decisões racionais e manter o desempenho sob pressão.
  1. Automotivação: Use as emoções para impulsionar sua performance
  • Aplicação prática: Estabeleça metas claras e conecte-as ao seu propósito de vida. Visualize os resultados positivos para manter-se motivado.
  • Na produtividade: Persistência diante de desafios e capacidade de transformar dificuldades em aprendizados são essenciais para crescer.
  1. Empatia: Compreenda as emoções dos outros
  • Aplicação prática: Pratique ouvir atentamente e perceber sinais não verbais para entender melhor as necessidades e sentimentos alheios. A Empatia pode ser entendida também como a transferência psicológica para a posição do outro e de como ele vê a situação como um todo.
  • Na produtividade: Construa relacionamentos interpessoais sólidos, que promovem colaboração e um ambiente de trabalho harmonioso gerando bons resultados.
  1. Habilidades Sociais: Cultive boas conexões interpessoais
  • Aplicação prática: Desenvolva a habilidade de resolver conflitos e de se comunicar de forma clara e assertiva.
  • Na produtividade: Criar redes de apoio e parcerias fortalece projetos e favorece o crescimento no ambiente profissional.
  1. Gerenciamento do Estresse: Equilibre suas demandas emocionais
  • Aplicação prática: Identifique gatilhos de estresse e estabeleça práticas saudáveis como exercícios físicos, mindfulness ou pausas regulares.
  • Na produtividade: Reduzir o estresse melhora a tomada de decisão e evita o esgotamento emocional.
  1. Equipes treinadas em IE: Trabalhando de forma colaborativa
  • Aplicação prática: Promova empatia e comunicação clara entre equipes para alinhar objetivos e criar ambientes positivos.
  • Na produtividade: Equipes com alta IE conseguem superar conflitos e trabalhar melhor em conjunto, alcançando melhores resultados.
  1. Aprenda com os Fracassos: Veja os erros como oportunidades de melhorias contínuas e inovações.
  • Aplicação prática: Reflita sobre situações desafiadoras e tire lições para não repeti-las, correlacionando ferramentas e métodos de gestão.
  • Na produtividade: Desenvolver resiliência permite que você continue evoluindo, mesmo diante de obstáculos.
  1. Adapte-se às Mudanças: Seja flexível em suas abordagens
  • Aplicação prática: Abrace a incerteza e veja as mudanças como oportunidades para crescer e inovar.
  • Na produtividade: Adaptabilidade facilita a implementação de novas estratégias e melhorias contínuas.
  1. Cultive uma Visão Positiva: Fortaleça emoções construtivas
  • Aplicação prática: Concentre-se em aspectos positivos de cada situação e pratique a gratidão.
  • Na produtividade: Manter uma visão positiva energiza e inspira ações planejadas, aumentando seu rendimento e eficácia.

Essas práticas, derivadas do conceito de inteligência emocional de Goleman, reforçam que o equilíbrio entre emoções, comportamento e pensamento é fundamental para atingir o máximo potencial no crescimento pessoal e profissional.

Importante lembrar que o avanço tecnológico propiciou nos últimos anos uma mudança radical no sistema de trabalho e também no comportamento humano. Apesar das transformações e inovações o Ser Humano ainda é altamente sensível às emoções e por conseguinte às ações empreendidas na rotina e visão de futuro.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.