Rota urbana será instrumento de incentivo ao turismo da inovação em Florianópolis

Polo internacional em Tecnologias de Informação e Comunicação, Florianópolis vai ganhar uma “avenida” com as principais instituições ligadas à inovação, pesquisa e desenvolvimento econômico da cidade. Com aproximadamente 40 quilômetros, a iniciativa destaca a Capital como ambiente sustentável e inovador. O projeto Rota de Inovação vai ligar o Aeroporto Internacional Hercílio Luz no Sul da Ilha ao Sapiens Parque, no Norte.

 

GAF 2014_008“Queremos evidenciar nossa cidade como polo de criatividade e, assim, promover o turismo de inovação e tecnologia em Florianópolis. O trajeto inclui instituições ligadas ao ensino, à pesquisa e extensão que são referências em inovação na Ilha”, destaca o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, coordenador do projeto.

 

Com população que gira em torno de pouco mais de 400 mil habitantes, Florianópolis tem cerca de 600 empresas de software, hardware e serviços de tecnologia, que geram aproximadamente cinco mil empregos diretos. O Projeto Rota da Inovação inclui a criação de uma marca e a estratégia de marketing (branding) para realçar esse perfil tecnológico da cidade, além da aplicação em ações urbanísticas e sociais, visando à sustentabilidade.

 

“Pretendemos criar uma visão do caráter inovador da cidade e de seu potencial, reavivando a consciência local, regional e global, além de desenvolver e aplicar uma identidade visual em ações urbanísticas e sociais que envolvem o projeto”, explica o pesquisador do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC.

 

“O mapeamento da rota da inovação será um passo inicial para próximos projetos de branding de Florianópolis, e servirá como instrumento de fomento ao turismo da inovação e tecnologia, atraindo investimentos”, complementa.

 

GAF 2014_007O trabalho é desenvolvido em uma parceria entre Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES)  e Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO), da UFSC. O LOGO atua em atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à gestão de marcas.

 

“A marca é muito mais do que uma identidade visual, ela representa uma empresa ou um produto, um conceito e até mesmo cidades, estados e países. A maneira como as cidades demarcam e comunicam os diferentes espaços dentro dela pode decidir aquelas  que terão sucesso”, destaca o professor.

 

Fonte: Revista da FAPEU – 2013

 

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.