A história vem do início dos anos 70, provavelmente. Saiu em forma de artigo bem humorado no New York Times quando comentava-se a ida de Lee Iacocca ao Japão e o grande susto que o então executivo da Chrysler teria tomado quando percebeu o desenvolvimento da indústria automobilística japonesa, representada principalmente pela Toyota e Honda.

O texto relatava o seguinte: Perdidos em uma floresta tropical, estavam um americano e um japonês. De repente aparece aos dois um tigre faminto em pose nada agradável. Acometido de grande susto o americano entra em desespero e esboça reações das mais diversas: gaguejava, suava, e em estado de pânico total rezava aflito.

Em meio a tanto pavor o americano observou que seu colega japonês calçava um tênis apressadamente, e então indagou: “Japa, que negócio é este? Você acha que calçando este tênis o tigre não vai te comer?”, o japonês então imediatamente respondeu: “COMER EU NÃO SEI, MAS CORRER MAIS DO QUE VOCÊ CERTAMENTE EU VOU“.

Moral da História: Em tempos de crise ou de grande concorrência não se esqueça de CALÇAR O SEU TÊNIS diariamente, pois, pode ser que você tenha que correr quando for necessário e urgente. E o que significa “Calçar o tênis?” Significa estar continuamente atualizado, investindo em Educação e Treinamento, melhorando os processos da organização, investindo em ciência e tecnologia.. enfim, preparando-se para ser competitivo enquanto os demais estão esperando que alguma solução caia do céu.

CALÇOU O SEU TÊNIS hoje?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.